PUB

Mundo

Jerusalém: Nova reunião da Liga Árabe agendada para Fevereiro

Uma nova reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da Liga Árabe sobre o reconhecimento pelos Estados Unidos da América de Jerusalém como capital de Israel vai realizar-se a 1 de Fevereiro.

O secretariado-geral da Liga indica num documento enviado aos delegados permanentes da organização tratar-se de uma “reunião de acompanhamento”.

A decisão norte-americana, anunciada pelo presidente Donald Trump, a 6 de Dezembro, causou descontentamento no mundo árabe e provocou confrontos entre as forças de segurança israelitas e os palestinianos.

Na primeira reunião da Liga Árabe sobre a questão, a 9 de Dezembro, os chefes da diplomacia dos Estados-membros apelaram a Washington para anular a decisão, considerando que os Estados Unidos se retiravam “como patrocinadores e intermediários do processo de paz” no Médio Oriente.

O estatuto de Jerusalém é uma das principais questões do conflito israelo-palestiniano.

Israel ocupou Jerusalém Oriental durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967, e anexou a cidade em 1980, contra a posição da comunidade internacional, que defende que o estatuto da cidade deve ser decidido em negociações entre as duas partes.

Os palestinianos reivindicam Jerusalém Oriental como capital de um futuro Estado da Palestina.

PUB

PUB

PUB

To Top