PUB

Mundo

União Africana “alarmada” com declarações de Donald Trump

A União Africana está  “francamente alarmada” com as declarações do Presidente norte-americano nas quais “usa linguagem vulgar” para questionar porque é que os Estados Unidos da América (EUA) devem aceitar mais imigrantes de países africanos e do Haiti.
A porta-voz da União Africana, Ebba Kalondo, considerou as declarações de Donald Trump inaceitáveis, tendo em conta a realidade histórica e a quantidade de africanos que chegou aos EUA como escravos.
“Isto é particularmente surpreendente, já que os Estados Unidos da América continuam a ser um exemplo global de como a migração deu origem a uma nação baseada em valores fortes de diversidade e oportunidade”, destacou.
Ebba Kalondo disse “acreditar que esta declaração prejudica os valores globais partilhados sobre diversidade, direitos humanos e compreensão recíproca”.
De acordo com a “Associated Press”, os governos africanos estão “numa posição embaraçosa e têm evitado criticar as declarações de Donald Trump, uma vez que beneficiam de ajuda dos Estados Unidos.
No Sudão do Sul, o porta-voz do governo, Ateny Wek Ateny, disse: “A menos que tenha sido dito especificamente sobre o Sudão do Sul, não temos nada a dizer”.
O Presidente dos EUA qualificou El Salvador, Haiti e várias nações africanas, que não identificou, de “países de merda”, sinalizando que preferia abrir as portas a imigrantes procedentes de países como a Noruega.
Donald Trump recorreu ao calão, com a expressão “shithole countries”, depois de dois senadores lhe terem apresentado um projecto de lei migratório ao abrigo do qual seriam concedidos vistos a alguns cidadãos de países que foram recentemente retirados do Estatuto de Protecção Temporária (TPS, na sigla em inglês), como El Salvador, Haiti, Nicarágua e Sudão.
O TPS é um benefício concedido pelos EUA a imigrantes indocumentados, que não podem regressar aos países devido a conflitos civis, desastres naturais ou outras circunstâncias extraordinárias, permitindo-lhes trabalhar no país com uma autorização temporária.
Os deputados presentes na reunião ficaram chocados com os comentários, de acordo com o jornal, que não esclareceu se o Presidente norte-americano se referia, também, à Nicarágua e não identificou os países africanos em causa.
Anualmente, cerca de 50 mil pessoas entram no país através desse programa que abre caminho à cidadania norte-americana e que beneficia maioritariamente países de África.

PUB

PUB

PUB

To Top