PUB

Mundo

Parlamento da Catalunha: Prioridade do novo líder é restaurar instituições

O novo presidente do Parlamento catalão, Roger Torrent, do partido independentista Esquerra Republicana Catalana (ERC), disse que a sua prioridade é “restaurar em pleno” e o quanto antes “as instituições catalãs”, intervencionadas por Madrid após uma declaração unilateral de independência.

Torrent, da ERC foi eleito, quarta-feira, 17, com 65 votos dos deputados independentistas, numa votação em que houve oito votos brancos do Catalunya en Comú – Podem (a formação catalã do Podemos) e um outro voto branco de um deputado constitucionalista.

No discurso de tomada de posse como presidente do Parlamento regional da Catalunha, Torrent fez questão de evitar qualquer referência à “República da Catalunha”, proclamada unilateralmente na última sessão parlamentar, o que levou o governo em Madrid a dissolver a assembleia, destituir o governo e convocar novas eleições na região.

Antigo presidente de Câmara na província de Girona, Roger Torrent disse que pretende, antes de mais, “pôr um fim imediato à intervenção” do governo de Madrid sobre as instituições catalãs, ao abrigo do artigo 155 da Constituição e “recuperar a normalidade institucional necessária”.

Torrent deixou, ainda, “o firme compromisso de trabalhar para todas e para todos os deputados da Câmara”, fazendo uma referência explícita aos deputados que estão detidos (por rebelião, sedição e uso fraudulento de fundos públicos para declarar a independência), bem como os que estão fugidos na Bélgica.

O novo presidente – que sucede a Carme Forcadell, também ela alvo de processos judiciais pela declaração de independência da Catalunha – terminou o seu discurso com uma frase em catalão: “Visca la democràcia i visca Catalunya (Viva a Democracia e viva a Catalunha)”.

As frases independentistas mais conhecidas são: “Viva a Catalunha Livre” ou “Viva a República Catalã”, algo que Torrent evitou dizer.

PUB

PUB

PUB

To Top