PUB

Mundo

Revista “Time” elege Puigdemont como um dos fugitivos mais procurados

A revista norte-americana “Time” inclui o ex-presidente do governo catalão, Carles Puigdemont, que se encontra fugido à justiça espanhola, em Bruxelas (na Bélgica), entre os cinco “fugitivos mais procurados” em 2018- do ponto de vista geo-político.

Na sua página na Internet, a revista diz querer identificar “as personalidades ‘mais procuradas’, que captaram a atenção do mundo” e analisar “o que as suas histórias específicas nos dizem sobre o estado do globo em 2018”.

Juntamente com Puigdemont, que aparece como o primeiro da lista, a revista inclui o fundador da WikiLeaks, Julian Assange, actualmente refugiado na embaixada do Equador em Londres, e o primeiro-ministro kosovar e um dos fundadores do Exército de Libertação do Kosovo, Ramush Haradinaj.

A “Time” refere, ainda, o islamita turco exilado nos Estados Unidos da América, Fethullah Gulen, que a Turquia acusa de estar por detrás do golpe de Estado falhado de Julho de 2016, e o ex-Presidente georgiano ,Mikheil Saakashvili, condenado pela Justiça do seu país, por abuso de poder.

Sobre Puigdemont, a “Time” recorda que os cidadãos da Catalunha apoiaram, numa votação em 1978, com mais de 90 por cento dos votos, a nova Constituição espanhola, redigida após a morte do ditador Francisco Franco e a instauração de um sistema democrático no país.

Puigdemont “utilizou os resultados enviesados dessa consulta para anunciar a secessão da Catalunha e o Governo de Madrid, defendendo o direito constitucional, destituiu o parlamento catalão e ordenou novas eleições regionais”, escreve a “Time”.

O ex-presidente do Governo regional da Catalunha fugiu com quatro dos membros do seu executivo para Bruxelas, enquanto a Justiça espanhola ordenou a sua detenção, acusando-o de delitos como sedição e rebelião.

PUB

PUB

PUB

To Top