PUB

Mundo

China: Pequim monta dispositivo com 900 mil pessoas durante Ano Novo Lunar

A cidade de Pequim instalou um dispositivo de segurança formado por 900 mil pessoas, visando manter a ordem durante a Festa do Ano Novo Lunar, que começa esta sexta-feira, 16.
Os efectivos – um por cada 20 cidadãos da capital chinesa – incluem civis, que vão vigiar zonas residenciais e comerciais da cidade, detalha a Xinhua.
A operação, comparável a outras datas importantes, como os Jogos Olímpicos de 2008, desfiles militares ou cimeiras internacionais, foi anunciada depois de um ataque com faca, no domingo passado, 11, ter resultado num morto e 12 feridos.
O dispositivo inclui, ainda, 200 mil membros das forças de seguranças – polícias e seguranças privadas.
Segundo o calendário chinês, que se baseia nos ciclos da lua, o Ano Novo começa a 16 de Fevereiro, sob o signo do Cão, um dos 12 animais do zodíaco da China.
Trata-se da principal festa das famílias chinesas: na China e em todas as “Chinatown”, espalhadas pelo mundo, os edifícios estão engalanados com lanternas vermelhas, enquanto nas ruas se lançam petardos e fogo-de-artifício para “afugentar os maus espíritos”.
Centenas de milhões de chineses radicados nas prósperas cidades do litoral regressam por esta altura às suas terras-natais, na maior migração humana do mundo.

PUB

PUB

PUB

To Top