PUB

Mundo

Reino Unido suspende financiamento à Oxfam

 
O Governo britânico suspendeu novos financiamentos à agência humanitária Oxfam, depois de alguns dos seus funcionários terem sido acusados de explorar sexualmente pessoas em zonas de crise.
A secretária do Desenvolvimento Internacional, Penny Mordaunt, indicou que a Oxfam concordou não pedir mais dinheiro dos contribuintes do Reino Unido até cumprir os “elevados padrões” éticos exigidos pelo Governo, tendo classificado as acusações como “uma mancha que envergonha a organização”.
A Oxfam recebeu 31,7 milhões de libras do executivo britânico em 2016-17, dos cerca de 400 milhões de libras do seu orçamento total.
Vários funcionários da organização são acusados de violações durante missões humanitárias no Sudão do Sul, de abusos sexuais na Libéria e de ter contratado prostitutas para orgias pagas com dinheiro da ONG (organização não-governamental) no Chade e no Haiti, remontando alguns destes casos a 2010 e 2011.
A direcção da poderosa organização, com sede no Reino Unido, tem sido fortemente criticada por ter deliberadamente ocultado o escândalo e deixado que funcionários envolvidos fossem trabalhar para outras ONG sem as avisarem.
A directora-executiva da Oxfam Internacional, Winnie Byanyima, disse lamenter, profundamente, as acusações sobre funcionários no Haiti e também no Chade.
A responsável acrescentou, ainda, que vai nomear uma comissão independente para “analisar a cultura e as práticas” da ONG e criar um sistema de controlo dos funcionários e instou todas as vítimas de abuso a falarem.

PUB

PUB

PUB

To Top