PUB

Talento

Vando Alpina, de DJ à cantor de Zouk

Natural  da cidade da Praia, Gerson Evandro de Pina, mais conhecido no meio artístico como Vando Alpina, é um produtor autodidacta e cantor de 26 anos. Começou a ganhar o gosto pela música com o pai, que apesar de não ser da área apreciava ouvir discos. “Ouvia os Ferro Gaita, Boy G Mendes, Tito Paris, entre outros. Assim, começou a surgir o meu gosto pela música”, conta.

Mas foi quando a irmã mais velha ganhou um computador que Vando começou a mexer num programa de edição de som, onde fazia captação de voz e um primo cantava e escrevia as letras dos temas.

Arranjaram um microfone profissional e, aos poucos, amigos e conhecidos começaram a pedir-lhe que gravasse para eles.  Quando o ‘hobbie’ tornou-se mais sério, começou a cobrar. Surgia, assim, a “Vando Pro”.

Ao gravar temas para colegas, alguns pediam-lhe que gravasse com a sua voz. “Queria fazer rap mas não tinha jeito para isso”. Vando enveredou então por outro caminho. Começou a compor músicas do estilo romântico. Juntou 18 temas na gaveta. Não sabia que um dia iria lança-las no mercado.

Vando diz que sempre teve o gosto em fazer mixagens de temas: “Quando és produtor também acabas por ser DJ, um pouco”. Em 2014, surgiu uma oportunidade de participar no primeiro concurso de DJ, a nível nacional, não hesitou. “Fui passando de fase até vencer”, orgulha-se.

Incentivado por um amigo, fez um vídeo com legendas e lançou o seu primeiro single em 2015, intitulado “Amor Sincero”. Nesse mesmo ano, lançou a sua primeira mixtape – “Nha Diário”, com 18 faixas. Tempo depois lançou o seu segundo trabalho intitulado “Igual a Mi”.

Este ano, o jovem almeja lançar um trabalho com oito faixas originais, todas com vídeo-clipes, em que as sonoridades variam entre o zouk, o RnB e o afrobeat. Ambiciona um dia gravar com Grace Évora, um artista que admira.

PUB

PUB

PUB

To Top