PUB

Saúde

Vírus causador de gripe e pneumonia investigado

O Ministério da Saúde está a diagnosticar o tipo de vírus que está a causar vários casos de gripe e pneumonia. A certeza foi dada pela Directora Nacional de Saúde, Marizia Lima, que avançou ainda que o diagnóstico conta com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Na passada segunda-feira a direcção do Hospital Baptista de Sousa, em São Vicente, tinha garantido que as mortes registadas nas urgências da instituição nos últimos dias não estavam relacionadas com o surto de gripe e pneumonia que tem adoecido muitos cabo-verdianos.

Uma informação que chegava numa altura em que o Ministério da Saúde tem recebido várias notificações sobre o aumento da síndrome gripal, principalmente em São Vicente e Santo Antão.

“Havia suspeitas de dois óbitos, o que pode acontecer. Já expliquei anteriormente há situações que as pessoas estão com a imunidade debilitada por doença ou por algum outro factor e pode evoluir para pneumonia rapidamente e, portanto, se não se conseguir mesmo com o tratamento eficaz debelar, pode evoluir a óbito”, disse a Directora Nacional de Saúde, Marizia Lima.

Entretanto, segundo a mesma fonte, as causas das mortes já estão sendo investigadas pelo serviço de vigilância integrada de resposta as epidemias. Paralelamente o Ministério da Saúde também está a fazer outras investigações para conhecer qual o tipo de vírus que está a circular. Inclusive já solicitou o apoio da OMS neste aspecto, que se mostrou receptivo e vai apoiar Cabo Verde.

Face as baixas temperaturas, as recomendações continuam sendo as mesmas, ou seja “ter a casa minimamente arejada, porque a ventilação acaba por matar o vírus e portanto diminuir a chance de contaminar”. Também pede-se a população que ande mais agasalhada, como forma de evitar contrair quaisquer vírus.

 
 
 

PUB

PUB

PUB

To Top