PUB

Mundo

Timor-Leste: Díli e Camberra com acordo para gás e fronteira marítima

Timor-Leste e Austrália chegaram a acordo na questão da fronteira marítima, tendo criado um plano inicial para o desenvolvimento das plataformas de gás offshore Greater Sunrise.
A informação foi avançada pelo Tribunal Permanente de Arbitragem, com sede em Haia, nos Países Baixos.
O acordo permite a partilha dos lucros obtidos na plataforma de exploração de gás, que terão em conta “diferentes modelos de desenvolvimento,” diz o comunicado de imprensa da CPA, a que teve acesso a Euronews.
Espera-se que seja estabelecida uma fronteira no Mar de Timor, pela primeira vez, desde a independência do país.
Em 2017, a Austrália concordou com a exigência de Dili, que pôs fim à divisão dos lucros do projecto de exploração em partes iguais. Os dois países se comprometeram com um prazo de 50 anos para a negociação de uma fronteira marítima permanente.
Timor poderia assim beneficar de até 80 por cento dos lucros.
A verdade é que a Austrália queria uma fronteira que acompanhasse a plataforma continental, mas Díli insistiu numa divisão a meia distância entre as duas ilhas, numa decisão que coloca grande parte da zona a ser explorada no pela Greater Sunrise em território controlado por Timor.
Estima-se que a zona conte com mais de quatro biliões de metros cúbicos de gás e que permita extrair até 226 milhões de barris, num valor estimado de mais de 35 mil milhões de euros.

PUB

PUB

PUB

To Top