PUB

Mundo

Birmânia: Três mulheres Nobel da Paz acusam Suu Kyi de genocídio

Três laureadas com o Nobel da Paz acusaram a líder birmanesa Aung San Suu Kyi e o exército da Birmânia (actual Myanmar) de genocídio, pelo papel que desempenharam na violência que forçou milhares de rohingya a fugir para Bangladesh.

Durante uma conferência de imprensa em Daca, as três mulheres galardoadas com o Prémio Nobel da Paz disseram que a também vencedora desde mesmo Prémio, Aung San Suu Kyi, não pode deixar de ser responsabilizada pelos acontecimentos ocorridos com os rohingyas.

As três mulheres começaram, no sábado passado, uma visita ao Bangladesh, onde se vão encontrar com mulheres da minoria rohingya que foram violadas e torturadas por soldados birmaneses.

Segundo a Iniciativa das Mulheres Nobel, plataforma criada em 2006 e que junta seis mulheres laureadas com o Nobel da Paz, a delegação, composta pela iraniana Shirin Ebadi, a iemenita Tawakkol Karman e a norte-irlandesa Mairead Maguire, teve acesso aos campos de refugiados, onde vivem cerca de 700 mil civis da minoria rohingya, perseguida na Birmânia.

Tawakkol Karman apelou a Aung San Suu Kyi para “acordar” ou para “enfrentar a acusação”.

Já Shirin Ebadi e Mairead Maguire prometeram trabalhar para levar os responsáveis pelos crimes à Justiça.

O êxodo da minoria étnica e religiosa (os rohingya praticam a religião muçulmana num país maioritariamente budista) começou no final do mês de Agosto do ano passado, durante a operação militar desencadeada pelo exército de Myanmar (antiga birmânia) contra o movimento rebelde Exército de Salvação do Estado Rohingya, que acusam de ser responsável por ataques contra postos militares e policiais.

O Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos considerou estar em curso uma “limpeza étnica”, sublinhando que há indícios de genocídio contra a minoria muçulmana da Birmânia.

Mais de 700 mil rohingya deixaram a Birmânia e estão agora a viver em campos de refugiados no vizinho Bangladesh, naquela que é considerada uma das crises humanitárias mais graves do início do século XXI.

A Birmânia não reconhece a minoria rohingya. Em 1982, retirou a nacionalidade birmanesa aos pertencentes a esta minoria e impôs restrições à sua liberdade de movimentos: não podem viajar ou casar sem autorização, nem têm acesso ao mercado de trabalho ou a serviços públicos como escolas e hospitais.

PUB

PUB

PUB

To Top