PUB

Cultura

“Tiresias” é o novo livro de poemas de Oswaldo Osório

O escritor e poeta cabo-verdiano Oswaldo Osório anunciou que tem em revisão o seu décimo livro de poemas, “Tiresias”, que deverá estar disponível no mercado no mês de Julho
Oswaldo Osório avançou esta informação durante a segunda sessão de “Autor do Mês”, organizado pela Livraria E.Neves, na Cidade da Praia, em que partilhou com os presentes a sua história de vida e as suas obras.
O escritor, natural de São Vicente, é autor de nove livros, sendo cinco de poesias e quatro em prosa, de entre as quais “Cântico dos habitantes precedido de duas gestas”, “Caboverdeamadamente Construção Meu Amor”, “Claridade Assombrada”, “Os loucos Poemas de Amor e Outras Estações Inacabadas”, “Cantigas de Trabalho – Tradições Orais de Cabo Verde”.
Apesar da sua cegueira (desde 2005), o escritor, de 80 anos, que conta com as mãos da sua esposa para escrever os seus ditados, não quer parar de dar o seu contributo para a literatura cabo-verdiana, e neste sentido já tem na forja o seu décimo livro, “Tiresias”, que poderá estar no mercado no mês de Julho.
Segundo revela, “Tiresias” é uma colectânea de poemas, em que o título é baseado na personagem de mitologia Grega – Tirésias, “um famoso profeta cego, que era considerado o maior e um dos mais notáveis adivinhos da mitologia grega”.
“Esse livro são coisas que passam no nosso tempo e no mundo e são coisas desagradáveis de convívio humano, de falta de humanidade, falta de fé e de espaço”, apontou.
Todavia, informou, o livro destaca algumas contribuições que têm havido no mundo, como “grandes avanços tecnológicos e grandes conquistas da Física e noutros sectores de conhecimento humanos”.
Apesar dessas contribuições, referiu que o “homem não se reconcilia consigo próprio e torna cada vez mais desumano”.
Sobre a sessão cultural “Autor do mês”, Oswaldo Osório considerou que se trata de um espaço que serviu para partilhar experiências da sua escrita e do seu conhecimento com outros escritores e ainda para despertar o interesse da juventude e dos alunos universitários para a valorização da literatura cabo-verdiana.
O autor de “As Ilhas do Meio do Mundo”, que iniciou a sua vida literária em 1962, quando regressou dos estudos em Portugal, deu o seu contributo na primeira e segunda edição da Folha Literária “Seló”, que teve uma vida curta, devido ao bloqueio da PIDE (Polícia Internacional e de Defesa do Estado), naquela altura.
Entretanto, apesar dos bloqueios e das vidas curtas das revistas e dos suplementos naquela época no país, hoje , ao seu ver, a literatura, a cultura e a música têm ganhado um outro desenvolvimento e um dinamismo que considerou “bonito”.
“Quanto à literatura, hoje temos jovens com trabalhos interessantes e temos investigadores a produzir ensaios e temos muitos livros publicados de ensaios que tempos atrás não tínhamos. Tudo isso, é para a gente dar graças e aplaudir, porque contribui para o desenvolvimento humano de Cabo Verde”, enfatizou.
Com 80 anos de vida, Oswaldo Osório destacou-se, também, um lutador pela causa da independência de Cabo Verde e as constantes lutas para um maior desenvolvimento de vários sectores.
Segundo um dos organizadores do evento “Autor do Mês” , Lizitio Neves Júnior, a livraria não quer ser apenas um ponto de venda, mas sim quer promover e valorizar o autor cabo-verdiano, da área da escrita, da música, da pintura, da escultura, entre outras formas de arte.
A E-Neves, indicou, pretende ainda ser um espaço de tertúlia, em que os autores do mês e o público vão poder discutir, de forma aberta sobre, as suas obras e outros assuntos.
De referir que o primeiro ciclo de “Autor do Mês”, ocorreu no dia 10 de Fevereiro e contou com a presença do historiador António Correia e Silva.
C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top