PUB

Economia

Associação Agro-Pecuária de Calhau pretende renovar estufa ecológica

As localidades de Calhau, Ribeira de Calhau e Madeiral possuem um número considerável de agricultores e criadores de gado dos quais mais de 70 integram a Associação Agropecuária do Calhau criada em 2007 com o objectivo de contribuir para o desenvolvimento da agricultura e pecuária numa ilha onde a falta de chuva é muito mais constante.
Em 2009, a associação foi beneficiada com um Centro Agro-ecológico localizado no Madeiral. O espaço inclui uma estufa de 500 metros quadrados que tem vindo a degradar-se nos últimos tempos e que, agora, a associação pretende reverter. “Neste primeiro trimestre já estamos com um projecto para uma estufa completamente nova e também para a substituição do material de rega gota-a-gota”, diz Filinto Brito.
A referida estufa foi financiada pela FAO, através do Ministério da Agricultura, visando criar rendimentos e contribuir para amortizar as despesas básicas dos agricultores na zona. Em 2014, esse centro chegou a conquistar um prémio do agro-negócio na categoria de projecto inovador.
No centro vão ser cultivadas preferencialmente tomate, pepino, melão e pimentão. Todas estas culturas mais vulneráveis em espaços abertos serão feitas sem recurso a fertilizantes e outros produtos químicos, conforme faz saber o responsável.
*Leia a Reportagem na integra na edição impressa nº547 do Jornal A NAÇÃO.

PUB

PUB

PUB

To Top