A ADECO está a trabalhar juntamente com organizações de consumidores em todo o mundo e em parceria com a Agência Nacional de Comunicações (ANAC) para exigir mercados digitais mais justos. Esta mobilização acontece no âmbito do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor (DMDC), que se comemora a 15 de Março.
Como parte da campanha e enquadrado no projecto “Sociedade Civil na Defesa Efectiva dos Consumidores, co-financiado pela União Europeia, a ADECO desafiou as autoridades e instituições que têm a responsabilidade pela protecção dos consumidores a promoverem actividades para assinalar “Março mês do consumidor”.
A ADECO também convidou escolas de todo o país a realizarem actividades comemorativas dessa data, disponibilizando a sua colaboração incluindo vídeos e textos em colaboração com a DECO (Portugal) a e CONSUMARE.
Durante o mês de Março a ADECO realizará palestras, micro-programas televisivos e radiofónicos, publicações nas redes sociais, exposições de cartazes e sensibilização das autoridades.
Neste sentido solicitou a colaboração de vários parceiros (Governo, Autarquias Municipais, Entidades Reguladoras, Universidades, entre outros) para que as actividades de informação e sensibilização sobre os direitos e deveres dos consumidores abranjam todas as ilhas.
A comemoração do dia é coordenado pela Consumers International, a federação de organizações de consumidores em todo o mundo, que pretende criar um melhor mundo digital (#BetterDigitalWorld), promovendo o acesso a serviços de internet seguros, a preços justos, acções contra golpes e fraudes e melhor protecção on-line.
A comemoração do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor tem lugar todos os anos para destacar os problemas de protecção e empoderamento dos consumidores e reunir o movimento global de consumidores para fazer mudanças duradouras para as pessoas em todo o mundo.
Os mercados digitais, ou sites de comércio electrónico, são onde se efectuam compras de produtos ou serviços on-line e transformou o mundo dos consumidores. O comércio electrónico deu aos consumidores mais opções e mais conveniência e abriu o mercado global. Isso revolucionou a forma como os consumidores compram e vendem bens. O comércio eletrónico tende a aumentar, uma vez que as vendas a retalho duplicarão para 4,48 bilhões de dólares entre 2017 e 2021.
O acesso seguro à internet é essencial para comprar on-line com confiança. É por isso que no Dia Mundial dos Direitos do Consumidor muitas organizações de consumidores exigem um melhor acesso à internet. Actualmente, apenas metade da população mundial tem acesso à internet, o que dificulta o acesso aos mercados digitais.