PUB

Mundo

Mali: Congresso do Partido de Blaise Compaoré em Maio

A sétima reunião magna do Congresso para a Democracia e o Progresso (CDP, oposição) realizar-se-á de 5 a 6 de Maio próximo, anunciou a formação política do ex-Chefe de Estado de Burkina Faso, Blaise Compaoré.

De acordo com a Panapress, é o primeiro congresso depois da derrocada do regime de Blaise Compaoré, após 27 anos de poder ditatorial, na sequência de uma revolta popular, com desfecho a 31 de Outubro de 2014.

Desde então, o Partido passou por períodos de instabilidade, marcados, nomeadamente, por brigas para a sucessão de Compaoré.

No contexto das investigações sobre o golpe de Estado frustrado, de Setembro de 2015, o sucessor, o presidente do CDP, Edi Komboïgo, foi detido, tendo sido, mais tarde ilibado, em Dezembro de 2017.

Voltou a assumir a liderança desse Partido, que possui 18 deputados dos 127 da Assembleia Nacional (Parlamento), e que é considerado, por vários observadores, como uma das principais forças da oposição no Burkina Faso.

Pronunciando-se sobre este evento, o presidente do Comité da Organização do Congresso, Blaise Sawadogo, disse que se precisa de uma nova direcção “mais conquistadora, mais forte, mais coerente e mais unida, para realçar os desafios”.

PUB

PUB

PUB

To Top