PUB

Cultura

“Manhã Florida” é o novo álbum de Nancy Vieira que já está no mercado

O novo álbum de Nancy Vieira, “Manhã Florida”, chegou esta sexta-feira ao mercado, marcando o fim de seis anos de interregno de gravações em estúdio, e será o mote da próxima digressão internacional da cantora, a iniciar em abril, na Lituânia.
O álbum, produzido pelo músico Teófilo Chantre, que sucede a “No Ama” (2012), é constituído por doze temas, um deles totalmente assinado pela cantora, “Porto Inseguro (Coisa Boa)”.
Nancy Vieira tinha já assinado um tema no álbum “Lus” (2007), o priemrio editado pela parceria entre a Harmonia Mundi e a Lusáfrica.
Em declarações à agência Lusa, a cantora de origem cabo-verdiana afirmou: “Este álbum é a minha cara, em que gravei versões de alguns clássicos, como ‘Mar di Lua Cheia’, de Eugénio Tavares, e outros inéditos, como ‘Fé d’Um Fidju’, de Tiolino, um autor da minha ilha, Santiago, das minhas raízes”.
Entre os inéditos conta-se ainda, além do da cantora, “Manhã Florida”, de Teófilo Chantre, e “Les Lendemains de Carnaval”, uma letra de Marc Estève, que Teófilo Chantre musicou e cuja interpretação partilha com a cantora pop Raphaële Lannadère, que conheceu num dos espetáculos de homenagem a Cesária Évora (1941-2011), em França.
“Esta canção surge na senda da tradição musical cabo-verdiana, soa a Cabo Verde, é uma mistura de samba à Cabo Verde, com o ritmo da ‘coladera'”, disse a cantora, que habitualmente canta na sua língua materna, o crioulo.
O álbum abre com “Mi Sem Bo Amor” (Vitorino Chantre/Amândio Cabral), inclui ainda dois temas, letra e música, do ex-ministro da Cultura de Cabo Verde, Mário Lúcio, “Passion” e “Sunha Dor”.
Do alinhamento fazem também parte “Sô Um Melodia” (António Alves), “Bocas di Paiol” (Cesário Duarte), “Bela” (Kaká Barboza), e “Lembrança” (Adalberto Tavares Silva, ‘Betu’).
Referindo-se ao CD, Nancy Vieira afirmou que “é um álbum acústico, que quase podia ser de canções para guitarra” e realçou a participação de músicos como Bau, nas guitarras principais, Hernâni Almeida, também na guitarra, em dois temas, Teófilo Chantre, no cavaquinho. Do grupo de músicos que a acompanham fazem também parte Zeca Maurício e Zé Paris.
“Manhã Florida” é o quinto álbum da cantora, e o segundo que grava para a Harmonia Mundi, parceira da Lusáfrica em Cabo Verde.
Em 2014, a cantora fez parte do elenco do álbum “cavaquinho.pt”, de Júlio Pereira.
Nancy Vieira estreou-se discograficamente em 1995, com “Nôs Raça”, seguindo-se várias colaborações, nomeadamente em 1999, no álbum “Música de intervenção Cabo Verdiana: a história da luta de independência de Cabo Verde contada em música”, e em “A Espuma das Canções” (2005), de Rui Veloso, e no CD “Mentiroso Normal” (2007), da Ala dos Namorados. Pelo meio gravou, em 2004, o seu segundo álbum, “Segred”.
Com Lusa

PUB

PUB

PUB

To Top