PUB

Desporto

Nacional de futebol: Académica da Praia e Mindelense jogam final antecipada

O Campeonato Nacional de futebol, época 2017/18, arranca este sábado, dia 7 Abril. Esta edição da prova traz como novidade a disputa da final a uma mão, contrariando a tendência dos últimos anos. O destaque da primeira jornada vai para a partida entre a Académica da Praia e o Mindelense, no Estádio da Várzea. O Mindelense, o Sporting da Praia, o Vulcânico, o Sal-Rei e a Académica do Porto Novo são os únicos resistentes da prova disputada no ano passado.
A fase de grupos do Nacional de futebol inicia-se neste sábado, prolongando-se até 13 de Maio. Nesta fase vão ser disputados um total de 36 jogos, envolvendo as 12 equipas das 11 regiões futebolísticas do país. As meias-finais serão disputadas entre 19 e 26 de Maio, enquanto que a final, a uma mão disputa-se no dia 3 de Junho, num palco ainda por decidir.
No grupo A estão o Sal-Rei, o Mindelense, a Académica da Praia e a Académica do Porto Novo. O grupo B inclui o Belo Horizonte, o Scorpion de Santa Cruz, Foguetões e Morabeza. No grupo C  encontram-se as equipas do Barreirense, Sporting da Praia, Palmeira e Vulcânicos.
No arranque do Nacional as atenções centram-se no duelo entre as formações da Académica da Praia e o Mindelense. O jogo vai ser disputado no Estádio da Várzea, na capital do país. A Académica chega a este duelo na qualidade de campeão regional em Santiago Sul, um feito que já não acontecia desde a época 2008/09. É de realçar que nesta época a equipa teve dois treinadores. Agora treinada por Lito, os “estudantes” pretendem transportar a boa forma apresentada no regional para o Nacional.
O Mindelense chega a este jogo, trazendo um passado recente polémico novamente. É que o clube encarnado conquistou o título regional de São Vicente, depois de ter vencido o Derby por 2-1, na última jornada da prova, saltando automaticamente para o topo da tabela classificativa. O  golo que deu o título ao Mindelense foi marcado por Papalelê, na conversão de uma grande penalidade inexistente. O lance que ditou esta decisão foi precedido de um pontapé de canto mal assinalado. O certo é que validada a decisão pela arbitragem, os encarnados conquistaram o tetra-campeonato regional.
O jogo entre a Académica e o Mindelense vai ser uma espécie de final antecipada da prova, tendo em conta o historial dos dois clubes e o seu actual momento de forma.
Sporting da Praia inicia defesa do título em casa
Depois de conquistar o título nacional na época passada, o Sporting da Praia tenta repetir a façanha nesta edição. Contudo nem tudo são rosas para os “Leões”, já que esta época perdeu boa parte da equipa campeão do ano transacto. E como se isso não fosse suficiente, já na recta final do regional “perdeu” o técnico, Lito, para a rival Académica.
Na sua estreia na prova esta época o Sporting recebe o Barreirense, equipa que representa a ilha do Maio nesta competição. Ambas as formações vêm de um fim-semana onde foram felizes. O Sporting conquistou a Taça da Praia, depois de vencer o Travadores por 2-1 na final disputada no passado sábado. Já o barreirense sagrou-se campeão do Maio, após vencer na última jornada do regional o Onze Unidos por 2-1.
Académica do Porto Novo vai à Boa Vista
A Académica do Porto Novo é um dos crónicos candidatos ao título, uma façanha que persegue há várias épocas de forma consecutivas. De 2013 à esta data, a equipa ou chega a final ou chega até as meias-finais. Na fase decisiva os portonovenses não conseguem dar boa réplica às performances da fase de grupo.
Assim sendo a equipa de Gunga, que vem de uma época onde conquistou o Regional e a Taça da sua região, começa o seu trajecto na ilha da Boa Vista, enfrentando o Sal-Rei. Este último sagrou-se tri-campeão regional esta época e chega a esta prova com ânsia de fazer mais do que na época passada, onde não somou qualquer ponto e consequentemente não passou da fase de grupos.
Vulcânico recebe o Palmeira
O Vulcânico foi a segunda equipa a sagrar-se campeão regional esta época, o terceiro título consecutivo. Após a grande performance no regional, as expectativas no Vulcânico para o Nacional são elevadas, contrariando a participação do ano transacto, onde não foi além da fase de grupos.
Nesta ronda a equipa foguense recebe o Palmeira, equipa que representa a ilha do Sal na prova. O Palmeira chega a esta competição como campeão do Sal, um feito que remontava ao ano de 2000. Aliás foi apenas o segundo título regional de futebol, em toda a história do clube salense.
Scorpion baptiza estreia do Belo Horizonte
O Scorpion de Santa Cruz baptiza a estreia do Belo Horizonte na competição, num jogo que acontece no interior da ilha de Santiago. Estas duas formações tem a particularidade de terem conquistados os respectivos regionais no mesmo dia.
O Belo Horizonte chega a esta prova na qualidade de representante da ilha de São Nicolau, depois de se ter sagrado campeão regional pela primeira vez na sua história. Em jogo da antepenúltima jornada da prova, a equipa da localidade de Juncalinho venceu a Académica da Preguiça por 2-0. O Scorpion de Santa Cruz sucedeu ao AJAC de Calheta, no campeonato regional em Santiago Norte e regressa ao Nacional cinco anos após a última presença. Este é o quinto título regional da história do clube. Na penúltima jornada da prova o Scorpion venceu o Desportivo de Calheta por 2-0.
Morabeza regressa ao Nacional frente ao Foguetões
O Morabeza da Brava regressa esta época ao Campeonato Nacional de Futebol, depois de um interrégno de sete anos. Neste regresso os bravenses recebem o Foguetões, formação campeã da região de Santo Antão Norte. O Foguetões chega ao Nacional, depois de levara a melhor sobre as equipas do Rosariense e Santo Crucifixo, na sua região.
O duelo entre as formações do Morabeza e do Foguetões acontece no Estádio Municipal Aquiles d’Oliveira, na cidade de Nova Sintra.
Das 12 equipas nesta edição do Nacional de futebol, apenas cinco disputaram esta prova na época passada, casos do Sporting, Mindelense, Académica do Porto Novo, Vulcânico e Sal-Rei. A formação da Ultramarina é a grande ausente, já que, como se sabe chegou à final da prova em 2017, depois do polémico episódio das chaves sumidas.

PUB

PUB

PUB

To Top