PUB

Política

Liderança dos Grupos Parlamentares: Luta renhida nas eleições que se avizinham

Emanuel Barbosa e Joana Rosa (MpD) e José Sanches (PAICV) são os potenciais candidatos à liderança dos respectivos grupos parlamentares. Janira Hopffer Almada não será candidata à sua própria sucessão, nem Rui Figueiredo Soares, que já manifestou a intenção de deixar o cargo líder da bancada do MpD.
É já em Julho o término do mandato das actuais lideranças nos grupos parlamentares dos dois maiores partidos: MpD e PAICV. Conforme os estatutos e regimentos internos dos grupos parlamentares, as lideranças têm uma duração de dois anos e meio, e passado esse tempo, impõem-se novas eleições, tanto do líderes como dos vice-presidentes.
As movimentações para as escolhas já se notam no seio dos dois partidos. Em todos eles, há mais que um candidato. Do lado do MpD, sabe-se que Rui Figueiredo Soares não se vai recandidatar. Ciente disso, já se perfilam os nomes de Emanuel Barbosa e Joana Rosa. Mas como os dois enfrentam anticorpos, há quem fale também em João Duarte como terceira via. O antigo autarca de São Miguel, segundo informações fidedignas, já terá sido sondado pelo próprio Ulisses Correia e Silva.
Do lado do PAICV, a situação mostra-se mais complicada. Ao que tudo indica, Janira Hopffer Almada também não será candidata à sua própria sucessão, numa estratégia de se concentrar mais no partido, continuando no Parlamento, sobretudo, nos momentos de maior embate. E neste reconfigurar, segundo uma fonte próxima da cúpula tambarina, JHA pretende colocar alguém da sua confiança à frente do Grupo Parlamentar do PAICV. Nisso, fala-se em Rui Semedo, que, entretanto, segundo informações, está disponível na condição de ser consensual.
Só que, de acordo com o nosso interlocutor, não se prevê consenso nenhum, uma vez que um grupo bastante expressivo de deputados já decidiu lançar José Sanches como sucessor de JHA. “Ele conta já com o apoio de vários deputados”.
Um outro aspecto a considerar tem a ver com o timing. Se nos lados do MpD, o próprio actual líder quer resolver a questão da sucessão em Julho, de modo a que o novo ano parlamentar, em Outubro, comece já com o novo timoneiro, no PAICV fala-se de uma estratégia da liderança actual no sentido de ganhar tempo para conseguir um candidato que possa combater José Sanches que já está a contar espingardas. Portanto, o PAICV está mais inclinado para o mês de Outubro.
EESPINGARDAS
Joana Rosa, que nesses últimos tempos tem tido “intervenções de ponta” no Parlamento, conta com o suporte de alguns deputados, como Filomena Gonçalves, Carlos Monteiro, Celeste Fonseca, Miguel Monteiro, entre outros. Contudo, não tem o apoio de deputados considerado “importantes”, como Orlando Dias, Austelino Correia, entre outros, por considerarem que um líder deve ter capacidade negocial e não reconhecem este perfil na deputada da ilha do Maio.
Emanuel Barbosa, pela sua inflexibilidade, apenas conta com muitos apoios dos colegas da emigração e Isa Costa. É assim, como alternativa, que surge o nome de João Duarte como possível aposta da cúpula ventoinha. O próprio Ulisses Correia e Silva, ao que sabemos, tem estado em conversações, neste momento, com os deputados.
No PAICV, José Sanches aparece claramente como alternativa a uma eventual candidatura de Janira Hopffer Almada, ou de quem ela vier a indicar. Sanches conta com os apoios de Filomena Martins, Júlio Correia, Felisberto Vieira, entre outros. A NAÇÃO sabe que o grupo que apoia José Sanches já soma nove deputados, num total de 29, e que há negociações no sentido de mobilizar pelo menos mais seis parlamentares que estiveram ao lado da actual líder nas anteriores eleições. José Veiga e Walter Évora, segundo o nosso interlocutor, estarão disponíveis em apoiar a candidatura de Sanches.
A direcção do Grupo Parlamentar do MpD é composta, neste momento, pelos deputados Rui Figueiredo Soares, Emanuel Barbosa, João Gomes, Celita Pereira e Alcides de Pina. E da bancada do PAICV, que é liderada por JHA, integra os deputados Rui Semedo, José Veiga, Nuías Silva e Vera Almeida.

PUB

PUB

PUB

To Top