PUB

Cultura

AME 2018: Jupiter & Okwess leva o público ao delírio na primeira noite de showcases

Fechou da melhor maneira a primeira noite de showcases do AME 2018, na rua Pedonal, no Platô. Apesar do avançado da hora, o público resistente, vibrou ao som de Jupiter & Okwess, que pela segunda vez pisa os palcos do AME.
Já passava da meia noite quando o grupo vindo de França, mas que é originário do Congo subiu ao palco. A banda protagonizou um dos melhores espectáculos da noite, transmitindo uma fusão de ritmos que viajam pelo afrobeat e afrofunk, com mistura de sons tribais, resultando num show electrizante e dançante do princípio ao fim, mas com muitas mensagens subliminares à mãe África.
Antes subiu ao palco o jovem de São Vicente a residir na Praia, Josimar, que acabou por surpreender conseguindo trazer um show animado e muito aplaudido pelo público nacional e estrangeiro, numa mescla entre os ritmos de Cabo Verde e um toque de soul e jazz crioulo. Josimar privilegiou composições de Boy Gê Mendes, além de músicas do seu primeiro álbum que está em preparação. No final Josimar era um artista feliz, com o dever de missão cumprida.
“Pela vibração que senti, deu para ver que as pessoas gostaram do meu show e isso já é uma grande satisfação. Gostava de poder levar a minha música, a música de Cabo Verde ao continente africano. Esse foi o primeiro objectivo ao vir ao AME, pois sei que em África gostam muito da nossa música tradicional”.
Josimar precedeu outro jovem talento vindo do Senegal, a residir no Canada. Ilam pisou pela primeira vez os palcos do AME e protagonizou também um dos espectáculos mais aplaudidos da noite pela sua energia em palco.
Antes Mamadou Sulabanku (Cabo Verde/Senegal), Djazia Satur (Algéria), Rosa Mestre (Cabo Verde) e os chineses Timers, passaram também pelo palco da pedonal.
Rosa Mestre, emigrante nos Estados Unidos da América e que passados sete anos volta a pisar os palcos da capital, mostrou-se feliz por sentir o “carinho” do público. “Foi um bom espectáculo e fiquei muito feliz por poder trazer a minha música à cidade da Praia”, disse ao A NAÇÃO.
Hoje o AME prossegue com mais conferências, daycases e os “one to one meetings”,  direccionados aos profissionais da industria musical, no PCIL. A partir das 18h40 arrancam os showcases da rua Pedonal, com Osmar e  Bob Mascarenhas, de Cabo Verde, Malika Tirolien, da Guadalupe, Djeli Moussa Conde, da Guiné, Puto Makina, São Tomé e Naldinho Freire do Brasil.
Às 23h30 a música prossegue na Praça Luís de Camões com o Urban Meeting, que junta Batchard (Cabo Verde), Awadi (Senegal), Illspokinn (USA/Cabo Verde), Yao (Canadá) e Zajazza (França). O espectáculo será o resultado de uma especie de residência artistas entre estes cinco artistas, que se juntaram dias antes na capital.
GC

PUB

PUB

PUB

To Top