Cabo Verde participa pela primeira vez na Assembleia Geral da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI)

Cabo Verde vai participar pela primeira vez na Assembleia Geral da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI).
O convite partiu do secretário geral da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), Paulo Speller e Cabo Verde estará representado pela Ministra da Educação, Maritza Rosabal.
O encontro acontece na próxima quinta-feira, 26, na cidade do México e trata-se da XIII Assembleia da OEI para Educação, Ciência e Cultura.
Segundo uma nota do Governo, a presença de Cabo Verde neste encontro “é fundamental” para o fortalecimento da OEI e para o desenvolvimento dos seus programas, em benefício e proveito da cooperação na região.
A OEI é um organismo internacional de caráter governamental para a cooperação entre os países ibero-americanos nos domínios da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura, no contexto do desenvolvimento integral, da democracia e da integração regional.
Cabo Verde, juntamente com as Filipinas, Guiné Equatorial, Moçambique, Timor Leste e Belize, é candidato à adesão a essa organização.
Em caso de aceitação, como membro da organização, Cabo Verde poderá explorar as potencialidades de cooperação multilateral com esse organismo nos seus vários domínios de intervenção.
A nível multilateral, em Julho de 2015, a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a OEI assinaram um Convénio Marco de Cooperação que regulamenta todas as atividades relacionadas com a execução de programas e projetos de cooperação de interesse mútuo nos domínios da Educação, Ciência, Cultura e Desenvolvimento Social.