PUB

Sociedade

Morreu Zuca Bárber, grande figura da ilha do Fogo

Morreu nesta quarta-feira, 25, Rolando Lima Barber, que era mais conhecido por Sr. Zuca, enfermeiro de longa data e grande activista social, cultural e desportivo na ilha do Fogo. Faleceu aos 92 anos.
De enfermeiro a gestor municipal, de técnico a dirigente desportivo, de activista a cidadão activo, foi fundador e dirigente do Botafogo, actual tricampeão do Fogo. Sr. Zuca morreu na manhã de quarta-feira, 25, no hospital regional São Francisco de Assis, um dia antes da homenagem que o seu clube pretendia realizar.
Sr. Zuca era natural da ilha de Santiago onde nasceu em 1926. Com a Independência em 1975, foi nomeado o primeiro delegado do Governo na ilha do Fogo. Ocupou o cargo durante 10 anos.
Foi Deputado da Nação, segundo secretário da Assembleia Nacional e chefiou uma delegação parlamentar que visitou a União Soviética. Como delegado do Governo visitou Alemanha, Açores. Foi delegado da EMPA.
Foi homenageado pelo antigo Presidente da República, António Mascarenhas Monteiro em 1999 com a 1ª classe de medalha do Vulcão, agraciado com diploma de mérito desportivo (2003), homenageado pelo Club Juventude Cabo-verdiana nos EUA (2004) e pela Assembleia Nacional (2005).
Como desportista representou as cores do Boavista, Nazarenos e Rapid (Praia). Foi fundador do Clube Ribeira Brava (São Nicolau), Sporting Club da Boavista e do Botafogo, que como treinador foi campeão de Cabo Verde na época 79/80.
Sr. Zuca foi um cidadão que trabalhou incansavelmente em prol da ilha do Fogo. O funeral de Rolando Lima Bárber está agendado para a próxima sexta-feira, 27 de Abril.

PUB

PUB

PUB

To Top