PUB

Desporto

Nacional de futebol: Foguetões é a única equipa a liderar de forma isolada

Ao fim das três primeiras jornadas do Campeonato Nacional de futebol, a equipa do Foguetões volta a se destacar, ao ser a única liderar o seu grupo de forma isolada. Já no grupo A, antes da partida em São Vicente, o Mindelense e a Académica do Porto Novo continuam partilhando a liderança. No grupo C, Palmeiras e Vulcânicos mantém-se também inseparáveis no topo, ambos com sete pontos.
Nove anos depois a equipa do Foguetões regressou ao Campeonato Nacional de futebol. nesta nova participação a equipa do Norte de Santo Antão, treinada por Palela assume um certo protagonismo em dois momentos distintos da prova. Na primeira jornada, de entre as 12 equipas em prova, o Foguetões foi a única a conseguir um triunfo. Esse arranque com o pé direito foi travado, no empate caseiro com o Scorpion (1-1), à passagem da segunda jornada.
Contudo no passado fim-de-semana a formação do Paúl distanciou-se da concorrência, após somar um novo triunfo (1-0), sendo que desta feita foi frente ao segundo do grupo, o Belo Horizonte. Com isso o Foguetões chegou ao sete pontos, liderando de forma isolada o seu grupo, enquanto que a equipa de São Nicolau mantém-se no segundo posto, com quatro pontos.
No meio das 12 equipas que participam no Nacional de futebol, a equipa do Foguetões é a que, teoricamente, está em melhor posição para garantir presença nas meias-finais, apesar de ainda faltarem três partidas na fase de grupos. É igualmente a única que comanda um dos três grupos de forma isolada.
São estes os factos que embalam esta equipa para a quarta jornada da prova, onde sabe que o adversário vai ser novamente o Belo Horizonte, na ilha de Chiquinho. Na ilha da Brava, a contar para este mesmo grupo, jogam o Morabeza e o Scorpion de Santa Cruz. Neste regresso à casa os bravenses almejam dar seguimento a vitória conseguida no reduto do Scorpion, enquanto que este último quer redimir-se desse desaire. Neste grupo, Morabeza (3) e Scorpion (2) são terceiro e quarto classificados,  respectivamente.
Novo tira-teimas entre o Mindelense e a Académica do Porto Novo
Cada vez mais as partidas entre o Mindelense e a Académica do Porto Novo assumem-se como um dos mais entusiásticos clássicos do Nacional de futebol. Não só pela proximidade geográfica entre as ilhas de Santo Antão e São Vicente, mas também pela mobilidade de adeptos que o jogo proporciona. É que, já são seis os duelos entres “encarnados” e “estudantes” no espaço de dois anos. O último foi no  passado fim-de-semana e novamente o resultado foi um empate (1-1). Nos embates anteriores tinha-se registado um empate e duas vitórias para cada uma das equipas, ao longo dos 90 minutos.
A divisão de pontos permitiu as duas equipas manterem-se no topo do grupo A com cinco pontos cada. Contudo vêem a distância para a Académica da Praia (3º), reduzida a apenas um ponto. No próximo fim-de-semana o palco para um novo tira-teimas entre o Mindelense e a Académica do Porto Novo é o municipal Adérito Sena.
Do outro deste grupo estão a Académica da Praia e o Sal-Rei, que nesta jornada, jogam na ilha da Boa Vista. Os “estudantes” da capital vêm do importante triunfo por 2-0 sobre o Sal-Rei, na Várzea, que lhes permitiu reentrar na luta pelo apuramento. A equipa da Boavista, apesar de ter melhorado e muito, em relação ao ano transacto, está na última posição com apenas um ponto.
Nó entre Palmeiras e Vulcânicos não desata
Depois de terem empatado entre si na primeira jornada, as equipas do Palmeiras e do Vulcânicos não deram hipóteses a concorrência no grupo C. O Palmeira venceu o Sporting da Praia (1-0) e o Barreirense (4-2). Por seu turno O Vulcânicos derrotou o Barreirense (0-1) e o Sporting da Praia.
Na próxima jornada o Barreirense recebe o Palmeiras na ilha do Maio e o Sporting defronta o Vulcânicos na ilha do Fogo. Neste grupo Palmeiras e Vulcânicos têm sete pontos cada e o Sporting e o Barreirense têm um ponto cada.
Jason Fortes

PUB

PUB

PUB

To Top