PUB

Política

Politólogo Daniel dos Santos considera que os “políticos e os cidadãos estão de costas voltadas”

O politólogo Daniel dos Santos diz que o estudo da Afrosondagem revela que os “políticos e os cidadãos estão de costas voltadas”.
Esta situação, em sua opinião, é mais por culpa dos políticos que, segundo ele, “à míngua de uma agenda própria, se escuda na dos seus partidos para chegar de vez em vez à população”.
Este distanciamento, prossegue, explica-se também por outros motivos, como sejam o “modelo de representação existente entre nós, que já deu sinais de cansaço, o sistema eleitoral, a parlamentarização dos partidos, o afastamento destes à sociedade em favor da aproximação ao aparelho do Estado, do qual extraem os recursos para financiar as suas actividades”.
Daniel dos Santos fez estas considerações ao ser instado pela Inforpress a comentar o resultado do estudo da Afrosondagem sobre a qualidade da democracia e governação em Cabo Verde, em que 82% dos inquiridos consideram que os políticos nunca ou poucas vezes fazem o melhor para ouvir aquilo que o povo tem para lhes dizer.
“Nada que me surpreenda na conclusão, visto que, na verdade, os políticos cabo-verdianos, designadamente os eleitos e os governantes, mantêm uma relação muito fraca, fria e distante dos eleitores, em particular, e dos cidadãos em geral”, precisou aquele politólogo, para quem a presente situação não se justifica porque, sublinha, “os políticos devem estabelecer, em tese, relações duradoiras e não sazonais com a população”.
Embora sob alguma reserva, afirma que a classe política já se apercebeu do problema, a avaliar pelas declarações do presidente e do secretário-geral do Movimento para a Democracia (MpD-poder), respectivamente, Ulisses Correia e Silva e Miguel Monteiro, feitas logo a seguir à divulgação dos estudos da Afrosondagem.
À pergunta se o Governo deve implementar a medida de isenção de vistos aos cidadãos europeus, quando mais da metade dos cabo-verdianos reprova esta decisão, Daniel Santos responde nesses termos: “Não vejo o problema assim. Nenhum executivo governa para as sondagens ou para estudos de opinião, porém, nada o isenta da obrigação de cuidar, e bem já agora, do eco do que se passa na sociedade”.
“Até ao presente momento, todo o palavreado do Governo nesta matéria em epígrafe não passou de boa intenção, aplaudida pelos europeus e, a crer na Afrosondagem, rejeitada pelos cabo-verdianos”, indicou aquele politólogo, acrescentando que “a lei, que devia entrar em vigor a 01 de Janeiro deste ano, está por publicar”.
Segundo ele, o Governo deve “repensar o problema, não no sentido de o deixar cair de vez, mas no de o amadurecer, partilhando-o com os cabo-verdianos a quem deve, em primeira mão, dar a conhecer os benefícios que dele poderão tirar caso o projecto avance”.
“Tenho em mim a certeza de que se o Governo tivesse feito um bom trabalho de casa, em matéria de comunicação, a maioria dos cabo-verdianos tê-lo-iam apoiado nesta questão”, concluiu a propósito da questão de isenção de vistos a cidadãos europeus.
A maioria dos inquiridos acha que a governação do país vai no sentido errado. Apesar disso, há também a percepção de que os cabo-verdianos acreditam que as suas condições de vida vão melhorar nos próximos 12 meses.
Questionado se não há aqui alguma contradição, respondeu que, a haver contradição, é do estudo e não da empresa que o produziu.
Na sua perspectiva, à vista da conclusão, que parece ser contraditória, o Governo, em parte, deve “pôr às mãos à cabeça em busca de respostas para o fazer entender por que a maioria dos cabo-verdianos acham que ‘a governação do país vai no sentido errado’”.
“Não obstante, o Governo sente-se, em parte também, confortado dado que, a afiançar na Afrosondagem, «os cabo-verdianos acreditam que as suas condições de vida vão melhorar nos próximos 12 meses».
Para o politólogo Daniel dos Santos, está-se diante de um “aviso de dois gumes, um de que o caminho por que trilha o Governo está errado, outro de que, mesmo assim, os cabo-verdianos se acham esperançados de que as suas vidas irão conhecer melhoria”.
A regionalização, de acordo com o estudo da Afrosondagem, afigura-se como tema desconhecido por parte de uma grande maioria dos cabo-verdianos.
Este analista considera que é “óbvio a falta de comunicação” sobre esta matéria entre os políticos e a população.
“De um modo geral, os partidos (políticos) comunicam muito mal com a sociedade. Tudo o que se sabe da regionalização, sabemo-lo pelas mãos dos media”, assinalou Daniel Santos, lembrando que faz algum tempo que a Afrosondagem havia concluído que a “regionalização não estava nas preocupações dos cabo-verdianos”.
No dizer do politólogo, para muitos cabo-verdianos, a regionalização “não passa de uma agenda isolada” dos partidos para acudir às “tropelias das elites que a reclamam mais para se alcandorarem ao poder do que para atenderem a algum projecto político que sirva os interesses das populações”.
“O momento por que Cabo Verde atravessa requer, a meu juízo, uma profunda reforma do Estado que abra a possibilidade de todos nós nos pusermos a pensar sobre o sistema político, mormente sobre as estruturas de intermediação que suportam”, asseverou Daniel Santos, acrescentando que, a contrário, se estará a dar um “tiro no pé que deixará feridas em aberto por largo tempo sem que as gerações subsequentes as possam curar”.
“Isto põe de manifesto que a regionalização é uma agenda imposta pelos partidos à sociedade, não resultando de uma necessidade nacional, mas do cruzamento de interesses objectivos, nada impedindo, contudo, que os mesmos arrepiem caminho, seguindo, primeiro, a descentralização e só depois, sim, a regionalização”, concluiu Daniel dos Santos.
Inforpress
 

PUB

PUB

PUB

To Top