PUB

Cultura

Centro Cultural Português promove sarau para celebrar Dia da Língua e da Cultura na CPLP

O Centro Cultural Português (CCP) na cidade da Praia organiza nesta sexta-feira, 4, um sarau cultural para celebrar o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Comunidade Lusófona, que terá apresentações de quase todos os países lusófonos.
O sarau cultural, por ocasião do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que se celebra a 05 de Maio, terá danças tradicionais da Guiné-Bissau e Timor-Leste, declamação de poesia de Angola e Moçambique e um momento musical de S. Tomé e Príncipe.
De Cabo Verde a actuação será do grupo Coral da Cesária Évora Academia de Artes, enquanto Portugal apresentará o espectáculo “Muito Riso, Muito Siso”, da Associação D’Orfeu.
O Sarau Cultural é uma iniciativa conjunta entre o CCP e o Centro de Língua Portuguesa do Camões, I.P., as embaixadas de Angola e da Guiné-Bissau em Cabo Verde, a Cesária Évora Academia de Artes (CEAA) e o Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP).
O dia 05 de Maio foi instituído como o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP em Julho de 2009, durante a XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, que teve lugar na Cidade da Praia.
O objectivo é mostrar a importância da língua portuguesa como um “património cultural comum” e a diversidade linguística e cultural dos Estados-membros da comunidade.
O dia vai ser comemorado um pouco por todo o mundo com um conjunto de eventos, organizados pelo Secretariado Executivo, embaixadores dos países da CPLP em diversas capitais e acreditados junto a Organizações Internacionais, pela Sociedade Civil e pelos governos nacionais.
Na sede da CPLP, em Lisboa, o Secretariado Executivo organiza uma sessão solene na quinta-feira, sob o lema “Os Arquivos Históricos e as Bibliotecas Nacionais na preservação do legado histórico e cultural dos Estados-membros da CPLP”.

PUB

PUB

PUB

To Top