PUB

Cultura

Elida Almeida e Blacka foram as grandes vencedoras do CVMA’2018

Elida Almeida com cinco prémios, Blacka com três, incluindo o prémio mais cobiçado, a Música Popular do Ano, foram as mais galardoadas na 8ª gala Cabo Verde Music Awards (CVMA’2018), que aconteceu neste sábado, 05 de Maio.
Djodje também teve dois trofeús, sendo também um dos vencedores na categoria Hip-hop na música Akredita de Batchard, onde participa em featuring.
De volta ao auditório da Assembleia Nacional, a 8ª edição dos CVMA encheu a casa para assistir a distinção dos artistas e para apreciar uma noite de muito glamour e de muita música.
O evento iniciou por volta das 21H50 com o artista Albertino Évora a dar as boas vindas aos presentes com o tema “Sodade”, seguindo-se a atribuição de menção honrosa às personalidades Ga da Lomba, na categoria de artista solidário, Betú como compositor, Fonseca Soares na categoria de profissional de Comunicação Social e DJ FatBoy na categoria de Deejay.
A grande vencedora da noite foi a jovem de Pedra Badejo, Elida Almeida, e o seu mais recente álbum “Kebrada”. Juntos conquistaram cinco dos seis prémios em que estavam nomeados, designadamente prémio de música tradicional com “Bersu d´oro”, melhor funaná “Grogu Caba”, melhor intérprete feminino, álbum do ano e melhor produtor Hernâni Almeida com o álbum “Kebrada”.
Apesar de não poder estar presente por motivos profissionais, através da Onieda Cruz representante da produtora Harmonia, Elida Almeida agradeceu a todas as pessoas que estão à sua volta pelo carinho e dedicação e pelo contributo dado na sua carreira.
Já Djodje, que estava nomeado em cinco categorias foi premiado em apenas duas: melhor artista em Palco e melhor Kizomba com o tema “I Love You”.
O rapper Batchart venceu na categoria de Melhor Hip Hop e agradeceu interpretando parte do tema com o qual estava nomeado – “Akredita”.
A artista revelação foi para jovem residente em Portugal, Blacka, que também levou para a casa outro grande prémio da noite, a da música do ano e o prémio melhor Afrobeat, com o tema “Nos Ki tem”.
Sem palavras para expressar a sua gratidão e satisfação, Blacka prometeu continuar a agarrar os seus projectos musicais com mais força e ainda prometeu que no próximo mês de Junho os seus fãs vão ter oportunidade de conhecer o seu novo álbum.
Cremilda Medina com quatro nomeações foi apenas premiada na categoria Morna “Sonho dum Criola”, mas ainda levou, pelo segundo ano consecutivo, o prémio “artista mais popular na internet”, o Sapo Awards, enquanto Mário Lúcio, também nomeado em quatro categorias, conquistou apenas a de melhor colaboração com Zeca Nha Reinalda, no tema “Nandinha”.
Sara Tavares com “Coisas Bonitas” arrebatou as estatuetas de ritmo internacional e de melhor vídeo clip com o “Brincar de Casamento”, e dedicou os prémios à artista Celina Pereira, enquanto Grace Évora foi galardoado com o troféu de intérprete masculino e de melhor coladeira com o “Bo Vice”.
A noite reservou algumas surpresas com o prémio carreira a ser atributo ao artista Tito Paris, que há 36 anos tem sido o embaixador da música cabo-verdiana pelo mundo.
Surpreendido com o prémio recebido, Tito Paris considerou que este prémio reconhece a sua dedicação, o seu trabalho, o seu amor pela música de Cabo Verde e o carinho que recebe do público nos concertos lotados pelo mundo.
Entre actuações de aristas convidados como Eduardo Paim, Carlão, DjeDje, Solange Cesarovna, Tito Paris e os artistas nomeados como Blacka, Johny Ramos, Grace Évora, a organização dos CVMA reservou um tempo para atribuir um cheque à Escola de Música das Aldeias Infantis SOS de Ribeirão Chiqueiro, no âmbito da sua responsabilidade social.
Ainda, pelo segundo ano consecutivo, entregaram um cheque à Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM) pelas músicas executadas durante a gala.
Por sua vez, a presidente da SCM, Solange Cesarovna, entregou um outro cheque ao artista Bitori de Nha Bibinha, representado na gala pela sua filha, na execução de música ao vivo durante a VII edição dos CVMA.
Lista dos Vencedores:
Álbum do Ano – ““kebrada” de Elida Almeida;
Intérprete Masculino –Grace Évora “2069”
Intérprete Feminina – Elida Almeida
Música Popular do Ano – “Nos ki Tem” de Blacka
Revelação – Blacka
Videoclip –Sara Tavares “Brincar de casamento”,
Kizomba –Djodje “ILY”
Morna –Cremilda “Sonho dum criola”
Produtor Musical – Hernani Almeida “Kebrada”;
Coladeira – Grace Évora “Bo Vice”,
Hip Hop –Batchart feat Djodje “Akredita”
Actuação ao vivo – Djodje
Funaná- Élida Almeida “Grogu kaba”
Música Tradicional Cabo-verdiana – Elida Almeida” Bersu d´oro”
Colaboração – Mário Lúcio, feat Zeca di Nha Reinalda “Nandinha”;
Afrobeat /Afrohouse –Blacka “Nos ki tem”
Ritmo Internacional – Sara Tavares “Coisas bonitas”

PUB

PUB

PUB

To Top