PUB

Mundo

Guiné-Bissau regressa às negociações de pesca com UE

 A Guiné-Bissau vai retomar as negociações do Acordo de Pesca com a União Europeia (UE), anunciou o primeiro-ministro bissau-guineense, Aristides Gomes.
O governante explicou que, apesar do Acordo de Pesca ser um dossiê comercial, a União Europeia, sendo o principal doador do mundo, “tem levado essas negociações na base de um espírito de cooperação, de solidariedade e não na base puramente comercial”.
A parceria no sector da pesca entre a UE e a Guiné-Bissau terminou em Novembro de 2017, sem que as partes tivessem chegado a acordo para a sua renovação.
O Acordo permite que navios de Espanha, Portugal, Itália, Grécia e França pesquem nas águas bissau-guineenses e inclui a pesca de atum, cefalópodes (polvos, lulas, chocos), camarão e espécies demersais (linguados e garoupas).
Aristides Gomes disse, também, contar com o apoio da organização europeia para as Eleições Legislativas, que se devem realizar a 18 de NNovembro.
“Nesta fase, em que estamos a preparar as eleições na Guiné-Bissau, vamos contar com a União Europeia, como sempre contamos em todos os aspectos”, disse o primeiro-ministro, citado pela Lusa.
O primeiro-ministro sublinhou, também, que a Guiné-Bissau espera continuar a contar com a União Europeia no “acompanhamento e solidariedade”, para “resolver os problemas internos de desenvolvimento e democracia”.

PUB

PUB

PUB

To Top