PUB

Mundo

Timor-Leste: Redes sociais mais rápidas a contar votos das Legislativas

A contagem dos votos nas Eleições Legislativas deste sábado, 12, em Timor-Leste, está a decorrer em todos os municípios do país, num longo processo que vai ainda demorar várias horas e em que as redes sociais vão “batendo” os dados oficiais.

Segundo a Lusa, com a contagem já terminada em vários dos locais com menos eleitores do país e fiscais de vários partidos a enviarem, de imediato, esses resultados para as suas máquinas em Díli (a Capital daquele País Lusófono da Ásia), pouco tempo depois do fecho das urnas já surgem dados parciais.

Tudo serve para ir comunicando um escrutínio em que, oficialmente, o Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE) só deverá começar a divulgar dados oficiais dentro de várias horas.

Para que isso ocorra, a contagem tem que terminar nos locais de votação, as urnas têm que ser levadas para a sede de município e só depois de confirmadas as actas é que os dados são divulgados pelo STAEc na sua sede em Díli.

Até lá, mensagens pelo “Facebook”, fotos de papéis manuscritos, contas feitas à mão – a contagem vai sendo dada, parcialmente, com pelo menos uma tendência em comum: a maioria dos votos está a ir para as duas forças favoritas: a Aliança de Mudança para o Progresso (AMP) e a Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin).

A contagem de votos é um processo demorado e cheio de ritual.

Primeiro há que anular, com um carimbo com as palavras “La Uza” (Não utilizado, em tétum), cada um dos boletins de voto que não foi necessário: foram impressos mais dez por cento do que os eleitores e, por isso, há muito a carimbar.

Depois são seladas as entradas das urnas, verificados os números de série dos selos usados, comprovados quantos boletins foram necessários e quantos não foram e assinadas as primeiras actas.

PUB

PUB

PUB

To Top