PUB

Economia

Santo Antão: Época alta do turismo na recta final marcada pela diversificação da oferta

Santo Antão conheceu, nos últimos oito meses, uma grande movimentação de turistas, provenientes sobretudo do Norte da Europa que, durante a chamada época alta do turismo, procuraram esta ilha para a prática de trekking.
Os operadores turísticos, que se mostram “satisfeitos” com o crescimento que o turismo santantonense tem estado a registar, nos últimos tempos, enaltecem o facto de a oferta turística nesta ilha ter conhecido, durante a época alta, que decorre entre Outubro e Maio, “alguma diversificação” com a aposta na escalada e o canyoning na montanha, bem como nos desportos náuticos.
O trekking (caminhadas em trilhos à procura de natureza) é, para já, a principal oferta turística da ilha de Santo Antão, cuja diversificação, registada este ano, terá contribuído, segundo alguns operadores, para aumentar ainda mais a presença dos turistas nesta ilha, bastante visitada nos últimos meses.
Em 2017, mais de 26 mil turistas visitaram Santo Antão, registando um acréscimo de 23,8% face ao ano de 2016, o que confirma que esta ilha tem sido cada vez mais visitada por turistas, maioritariamente, europeus.
Um estudo sobre o turismo em Santo Antão, elaborado, em 2017, no âmbito da cooperação luxemburguesa, traça como desafios para o sector, em termos imediatos, o incremento de outras componentes ainda “bastante limitadas”, como a cultura gastronómica e a observação de espécies, que podem ter “um papel relevante” a nível da oferta turística, nesta região.
A empresa portuguesa “Afrikadventures – Turismo de Natureza”, que actua, há um ano, na cidade do Porto Novo, nos desportos náuticos, pretende alargar os investimentos neste município, com a instalação de um centro de actividades ao ar livre no Tarrafal de Monte Trigo.
Este centro, que representa um investimento à volta de 700 mil euros, além do trekking e mergulho, vai apostar ainda em canoagem, turismo sub-aquático e coasterring (caminhadas à beira mar).
As autoridades locais acreditam que este projecto, cuja implementação deve acontecer ainda em 2018, vai contribuir para a diversificação da oferta turista em Santo Antão.
Inforpress
Foto@paulinaontheroad.com

PUB

PUB

PUB

To Top