PUB

Desporto

Atletismo: Cidade da Praia selecionada para acolher “Dia Global da Corrida” a realizar-se no dia 06 de Junho

A Cidade da Praia foi selecionada pela primeira vez, entre as 24 urbes mundiais para acolher o “Dia Global da Corrida”, no dia 06 de Junho, uma iniciativa da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF).
Denominado “IAAF Run 24:1”, este evento é constituído por 24 corridas, de uma milha, que serão disputadas em todo o mundo, em 15 fusos horários diferentes para, em simultâneo, comemorar o Dia Mundial da Corrida, assinalado na primeira quarta-feira de Junho
Em conferência de imprensa hoje, na Cidade da Praia, para a apresentação do evento, o secretário-geral da Federação Cabo-verdiana de Atletismo (FCA), Alfa Djaló, informou que, de acordo com a determinação da IAAF, a corrida tem que contar com, no mínino, mil participantes.
Uma outra exigência é a participação de alunos das escolas secundárias da Cidade da Praia, sendo que a partir do limite de 1000 participantes exigidos a inscrição será livre para todas as pessoas.
Por isso, Djaló adiantou que a FCA, em parceria com a Câmara Municipal da Praia (CMP) e o Governo está a fazer contactos junto de escolas secundárias para a promoção deste evento de cariz mundial.
“Esperamos corresponder às expectativas que a IAAF está a depositar na nossa cidade”, perspectivou o secretário-geral da FCA.
Por sua vez, o vereador do desporto da CMP, José Eduardo dos Santos, observou que a Cidade da Praia foi escolhida pelo prestígio que tem tido na organização de grandes de eventos desportivos, destacando a Corrida da Liberdade, que vem sendo realizado há dez anos.
“Ao sermos escolhidos, não podíamos deixar passar esta oportunidade de acolher na nossa cidade um grande evento mundial. A IAAF tem mais de 100 associados e entre esses escolheram 24 federações nacionais para acolher este evento”, regozijou-se o autarca.
Informou ainda que essa corrida vai ter transmissão directa nas 24 cidades, em 15 fusos horários diferentes, através de uma plataforma digital que federação internacional está a criar.
Sobre o itinerário da Cidade da Praia, disse que vai iniciar a partir de 17 horas no centro da Cidade da Praia, (Plateau) descendo pela Avenida da Liberdade, passando pela Avenida de Cuba, para terminar no Largo de Quebra Canela com atividade de “Mexemexê”.
A nível mundial, levando em conta a diferença dos fusos horários, a prova terá o seu início em Oklahoma, na Nova Zelândia, passando depois por Sidney, na Oceânia, atravessando a Asia, a Africa, na Cidade da Praia, até chegar à América, onde vai terminar em Vancouver, no Canadá.
“Portanto, são 24 milhas percorridas em 24 cidades em 15 fusos horários diferentes e Praia está neste rol de cidades a ser promovida a nível do mundo”, frisou, José Eduardo dos Santos, realçando a presença do Presidente da República Jorge Carlos Fonseca, no evento.
O director-geral dos desportos, Anildo Santos, que também esteve presente nessa cerimónia, reiterou que a escolha da Cidade da Praia vem ao encontro do propósito do Governo em transformar o país numa grande plataforma para a realização de eventos internacionais.
Fonte: Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top