PUB

Mundo

Angola: Novo Aeroporto de Luanda concluído em 2020

A construção do Novo Aeroporto Internacional de Luanda (NAIL) está, actualmente, nos 60 por cento (%) e deverá estar concluída até Março de 2020, caso não voltem a surgir constrangimentos de ordem financeira, alertou a empresa que fiscaliza os trabalhos.
A informação, prestada pelo director-geral da Mace Group, surge numa nota do Ministério dos Transportes de Angola, a que a Lusa teve acesso e que refere que a torre de controlo do novo aeroporto é a que está mais adiantada, com uma construção a 91% do previsto, “faltando apenas a instalação dos equipamentos de controlo aeronáutico”.
“A conclusão está prevista para o fim do primeiro trimestre de 2020, dependendo de possíveis constrangimentos financeiros que, para nós, são impossíveis de prever”, refere Rodrigo Januário, na informação prestada pelo Ministério dos Transportes – citada pela Lusa.
Em Outubro de 2017, após uma visita realizada pelo Presidente angolano, João Lourenço, foi anunciado que o NAIL, em construção nos arredores de Luanda, desde 2004, por empreiteiros chineses, só deverá iniciar operação em 2019, um atraso de dois anos face à previsão anterior, justificado com dificuldades financeiras.
Trata-se de uma obra avaliada em mais de cinco mil e 500 milhões de euros, em edificação na comuna do Bom Jesus, no município de Icolo e Bengo, a 30 quilómetros de Luanda, e já em Janeiro último foi apontada a necessidade de mais 24 meses de obras, até à sua conclusão, pelo ministro dos Transportes, Augusto Tomás.
Segundo o director-geral da Mace Group, a pista Norte do novo aeroporto está com um grau de execução de 66%, a pista Sul com 56% e a placa central para acesso das aeronaves ao terminal está executada em 58%.
No terminal principal está concluída a estrutura de betão armado e a estrutura metálica da cobertura, assim como a totalidade das fachadas e decorrem neste momento trabalhos de instalações eléctricas, ar condicionado e redes de águas e esgotos, num grau de execução total de 47%.
Rodrigo Januário avançou, na mesma informação, que está em curso a construção da Estação de Radar de Controlo de Tráfego Aéreo e da Estação de Radar de Meteorologia.
O Governo angolano prevê que o NAIL poderá acolher até 15 milhões de passageiros por ano, sendo dez milhões do tráfego internacional e cinco milhões do tráfego nacional.
Problemas de ordem financeira, técnica e operacional têm vindo a condicionar o decurso da empreitada e obrigaram à substituição do empreiteiro, com garantia de financiamento para a execução dos trabalhos.
O projecto é financiado por fundos chineses, englobados na linha de crédito aberta por Pequim, para permitir a reconstrução de Angola, depois de terminado um período de três décadas de guerra civil.

PUB

PUB

PUB

To Top