PUB

Economia

Elevados preços energéticos têm impacto negativo na competitividade das atividades turísticas e industriais – CCILA

Paulo Azevedo falava durante IV Simpósio Germano-Cabo-Verdiano de Energia, promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, que decorre durante três dias em Santa Maria sob o lema “Eficiência energética e energias renováveis para os sectores do turismo e da indústria em Cabo Verde”.
De acordo com este responsável, o sector energético de Cabo Verde se constitui num elemento de “importância fulcral” para o desenvolvimento económico e social do país, razão por que os investimentos numa produção eficiente de energia a partir de fontes renováveis deverão gerir “resultados positivos” e reduzir, ao mesmo tempo, a vulnerabilidade do arquipélago perante um aumento de preços dos combustíveis fósseis.
“Existe, portanto, não apenas um grande potencial, mas também a necessidade para a introdução de energias renováveis e medidas para aumentar a sua eficiência energética”, disse, fazendo referência ao pioneirismo da Alemanha no velho continente nesta matéria, baseado numa experiência de sensivelmente 40 anos.
Paulo Azevedo considerou, por outro lado, que “Cabo Verde depende principalmente de fontes de energia primária, enquanto a maior parte da energia eléctrica é gerada a partir de combustíveis fósseis. Os preços elevados de electricidade que resultam dos custos de importação de combustíveis fósseis, têm um impacto negativo na competitividade e rentabilidade das actividades turísticas e industriais nas ilhas”, disse.
“Desde 2013 a 2014 que estamos, igualmente, empenhados na dinamização da cooperação entre empresas alemães e cabo-verdianas para o desenvolvimento benéfico no sector energético neste arquipélago. A nossa iniciativa tem por objectivo incentivar o diálogo entre as empresas dos dois países”, manifestou.
Durante estes dias, vários painéis estarão em debate, nomeadamente “O sector da energia na Alemanha”; “Eficiência energética em unidades e destinos turísticos”; “Soluções de eficiência energética em processos industriais”; “Turismo sustentável e energia: Um olhar sobre as oportunidades para o Sal e Boa Vista”, entre outras temáticas.
Participam neste evento sete firmas alemãs e 41 empresas e entidades cabo-verdianas para estabelecer parcerias e identificar oportunidades de negócio no sector energético.
Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top