PUB

Política

Seca: Governo espera compreensão dos cabo-verdianos face à situação por que atravessa o País

O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva disse hoje que o Governo espera de todos a devida compreensão sobre a situação por que atravessa o país, na sequência da seca que está a afectar Cabo Verde desde o ano passado.
Confrontado com a críticas que alguns sectores entre os quais, os partidos da oposição vêm fazendo em relação à implementação do plano de mitigação da seca e do mau ano agrícola, Gilberto Silva salientou que “o plano é para a diminuição dos efeitos e não para a reposição da normalidade”.
“Vamos ter que ajustar sempre as nossas medidas, acelerar medidas outras, mas sobretudo esperamos de todos a devida compreensão sobre a situação que o país atravessa e sobre a necessidade de focalizarmos sobre o que é mais importante” disse.
“O programa de mitigação visa minorar certos problemas que são consequências de um ano de seca. Temos questões que efectivamente devemos ajustar e melhorar, mas creio que estamos a ir bem com o programa. Há indicadores muito concretos que demonstram isto”, acrescentou.
Gilberto Silva disse que o Governo espera que haja muita chuva este ano para que o país possa retomar a normalidade em relação à economia agrária.
No final do mês, o executivo vai ser alvo de interpelação já anunciada pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV – oposição) sobre as medidas para fazer face ao mau ano agrícola, mas Gilberto Silva garantiu que na altura vão apresentar todos os dados sobre a implementação do programa.
Para o PAICV, de Santo Antão à Brava “o cenário é desolador” e, segundo este partido, “a expressão que mais se ouve no seio das gentes do campo, é de que estamos perante uma “afronta”.
Em Dezembro, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva foi ao Parlamento anunciar que já tinha mobilizado mais de 1 milhão e cem mil contos, junto de parceiros externos, para fazer face aos efeitos e impactos da seca, decorrente da falta de chuva.
Nesta interpelação, os deputados do PAICV pretendem saber, entre outros assuntos, sobre os valores que, de facto, já foram executados até o momento no quadro do programa de mitigação do mau ano agrícola, em que ilhas, e quantos beneficiaram destes apoios.
Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top