PUB

Política

Câmaras de São Miguel e de Vila Franca de Campo analisam áreas de cooperação

As câmaras municipais de São Miguel (no interior de Santiago) e de Vila Franca de Campo (na região Autónoma dos Açores, Portugal) analisam a possibilidades de cooperação entre os dois municípios, nas áreas do ambiente, saneamento, protecção civil, desporto, economia local, turismo e educação.

A informação foi avançada pelo presidente da Câmara Municipal de São Miguel, Herménio Fernandes, em declarações à imprensa no final de um encontro que manteve, na a tarde desta terça-feira, 5, com o seu homólogo de Vila Franca de Campo, Ricardo Rodrigues, e sua delegação.

Nesse encontro discutiu-se, ainda, os meandros do Protocolo de Cooperação, que será assinado em Agosto e/ou Setembro próximos, em Portugal.

Conforme o autarca micaelense, consta, também, deste Protocolo de Geminação, que não vai ser “estritamente” entre os dois municípios, mas aberta à sociedade civil, intercâmbios culturais e empresariais, troca de boas práticas administrativas de gestão pública, permuta de informações e de experiências no âmbito científico, entre outras.

Segundo Herménio Fernandes, a nível empresarial, nos dois municípios existem oportunidades que poderão ser “muito bem exploradas e aproveitadas”, em prol do desenvolvimento dos mesmos.

Por isso, disse acreditar na possibilidade dos empresários açorianos virem a investir nas potencialidades daquele Município do interior de Santiago, nomeadamente: em agricultura e pescas.

Por sua vez, o presidente da Câmara de Vila Franca do Campo, Ricardo Rodrigues, disse que a proposta do Protocolo de Geminação, que será levada aos órgãos próprios para a sua aprovação, já tem os seus acordos.

“Vejo, naturalmente, com bons olhos essa possibilidade de cooperação em pequenos projectos recíprocos”, disse Rodrigues, indicando que vão contribuir, de “alguma forma”, em pequenas obras, para que o nome daquele concelho açoriano permaneça em São Miguel.

O edil açoriano, que visitou algumas obras em curso e outras concluídas e algumas instituições, elogiou o desenvolvimento de São Miguel e o “dinamismo” do seu homólogo cabo-verdiano.

“Se a Vila Franca poder contribuir, ainda que de forma modesta para essa cooperação e para esse desenvolvimento, estou certo que, assim, conseguimos os dois dar um contributo para o desenvolvimento dos nossos dois municípios”, enfatiza Ricardo Rodrigues.

Na ocasião, o edil micaelense entregou dois projectos ao seu homólogo açoriano, nos domínios da requalificação urbana e da iluminação pública das zonas baixas do Concelho, cujas obras serão entregues dentro de três meses.

Com Inforpress  

PUB

PUB

PUB

To Top