PUB

Sociedade

Brasil: estudante cabo-verdiano distinguido em investigação de resíduos sólidos

O estudante cabo-verdiano, Ailton João Gonçalves Moreira, recebeu uma menção honrosa em reconhecimento do trabalho desenvolvido na área de ambiente, intitulado “Aplicação de ferramenta de apoio à decisão para o diagnóstico e recuperação dos lixões de resíduos sólidos urbanos da ilha de Santiago – Cabo Verde”, durante o 9º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos, que teve lugar em Porto Alegre, Brasil, de 13 a 15 de junho.
De acordo com a informação avançada no site da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANAS), o trabalho do jovem cabo-verdiano foi “considerado um dos melhores trabalhos do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (ENS) da UFSC, submetidos e apresentados no evento deste ano”.
O objetivo principal desse estudo centrou-se no diagnóstico das lixeiras municipais da Praia, de Santa Cruz e de Santa Catarina bem como propor cenários de recuperação para cada um deles usando Ferramentas de Apoio à Decisão (FAD).
“O universitário concluiu no estudo que a FAD mostrou ser um importante instrumento de apoio à tomada de decisões, permitindo ao gestor público diagnosticar a lixeira bem como escolher as prioridades no processo de encerramento das lixeiras, com vantagens como a rapidez e a facilidade com que os resultados são obtidos”, lê-se no site do ANAS.
De acordo com o estudo, no caso de Cabo Verde, onde a maior parte dos municípios ainda depositam resíduos em lixeiras, a FAD mostrou ser “importante para o diagnóstico destes locais, visando sua posterior recuperação e adequações”.
Conforme a mesma fonte, o estudo recomenda a realização do diagnóstico definitivo, para o qual algumas medidas deverão ser tomadas, especialmente, estimar as quantidades de resíduos sólidos abundantes a cada lixeira; realizar sondagens para a análise do solo, das águas subterrâneas e determinação do nível piezométrico abaixo dos resíduos e realizar ensaios para a determinação da permeabilidade do solo, assim como estimar a quantidade de lixo produzido.
C/ ANAS

PUB

PUB

PUB

To Top