PUB

Política

Sessão solene na Assembleia Nacional marca as comemorações do 5 de Julho

A sessão solene na Assembleia Nacional é a actividade central comemorativa do 5 de Julho – Dia da Independência Nacional, mas, um pouco por todo o país, realizam-se acções para assinalar a data.

A cerimónia oficial, no Parlamento, que assinala os 43 anos da Independência Nacional tem início às 11H00 e conta com as intervenções dos representantes dos três partidos políticos (MpD, PAICV e UCID), do Presidente da AN, Jorge Santos, e do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca. O momento actual, marcado pela ratificação do acordo SOFA, não deixará certamente de vir à baila, bem como temas habituais como o lugar do 5 de Julho, a democracia, emprego, desemprego, segurança, etc.

Mais logo, das 18H30 às 20H30, a Presidência da República organiza um coquetel para celebrar o 5 de Julho, evento que acontece no jardim do Palácio da Presidência da República.

Na ilha do Fogo, o PAICV, através da sua estrutura regional, celebra o aniversário da independência com palestras e actividades culturais. “A luta de libertação e a independência de Cabo Verde” e “PAICG-CV e a edificação do estado, a democratização política e a infra-estruturação do país” são temas de duas palestras que se realizam no Auditório Municipal Pedro Pires, na cidade de Igreja, nos Mosteiros.

Ainda no Fogo, para assinalar os 43 anos da Independência Nacional, está programada uma alvorada nos três concelhos da ilha, bem como actuações do grupo de dança Ana Procópio de Campanas de Baixo e do grupo musical dos Mosteiros. Está também prevista uma série de actividades desportivas, recreativas e culturais no polidesportivo João de Jóia, incluindo um torneio de ‘futebolinho’.

Em Itália, a Comunidade Cabo-verdiana na Lombardia celebra, a 07 de Julho, o “Dia da Cabo-verdianidade em Itália”, com um conjunto de actividades que marcam a comemoração do 43° aniversário da Independência de Cabo Verde. Em Portugal e nos EUA estão igualmente previstos mesmo tipo de eventos.

ACN

PUB

PUB

PUB

To Top