PUB

Política

Tarrafal de Santiago: JPAI diz que sectores chave como cultura e turismo estão “paralisados”

A Juventude do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (JPAI-Tarrafal) diz estar preocupada com o actual estado e a “ineficiente concretização” dos sectores chave para o desenvolvimento económico do município de Tarrafal de Santiago.

Segundo esse partido, a cultura e o turismo, tidos como pontos cruciais para o desenvolvimento económico do município, estão paralisados, ficando só nas promessas da autarquia local.

“Onde estão a cultura e turismo que não sejam nos projectos engavetados”, questionam, salientando que é inadmissível que isso continue apenas nos anúncios e projectos que “quase nunca” se concretizam.

Para a JPAI Tarrafal, esses projectos só ganham importância nas vésperas das eleições para conquistar a população.

“Escapam-nos e insistimos a não aprender com os erros. Se não vejamos: deitamos abaixo registos e patrimónios. Por exemplo, onde funcionou a primeira escola do Tarrafal (antiga sede da cooperação Sueca no Tarrafal e construiu-se a aldeia turística); A poucos metros dos Paços do Concelho, mantemos fechada e a degradar-se a primeira central eléctrica do Tarrafal que devia ser aberta e posta no circuito de museologia da cidade, gerando mais emprego e interesse turístico”, exemplificam.

No entender deste partido, existe uma falta de capacidade na gestão do património, uma vez que no Tarrafal não existe nenhum busto que seja dedicado aos ícones da cultura, de modo a transmitir memória da identidade do município para as novas gerações e visitantes.

A JPAI exorta assim a autarquia a mudanças e “melhores posicionamentos” na construção das políticas desses sectores, assim como a apresentação de uma agenda cultural que envolva todas as localidades do município.

 

 

PUB

PUB

PUB

To Top