PUB

Sociedade

ARFA alerta: congelados Pinguin estão contaminados com bactéria que pode causar meningite

A ARFA já emitiu um comunicado dando conta que os vegetais congelados, importados, da marca Pinguin  à venda nas lojas e supermercados do país estão contaminados com listeria monocytogenes, uma bactéria que pode causar meningite.

No comunicado a que A NAÇÃO teve acesso a ARFA garante que já tem em curso uma operação para recolher os produtos de todos os estabelecimentos comerciais no arquipélago.

No dia 10 de Julho a ARFA recebeu um aviso emitido pela Rede Internacional de Autoridades de Segurança Alimentar (INFOSAN) da OMS/FAO, dando conta de Cabo Verde importou um lote desses produtos contaminados e que provocaram um surto de listeriose em alguns países da Europa.

Os produtos da marca Pinguin foram processados na Hungria e embalados pela Greenyard Frozen na Bélgica.

“A notificação informa que Cabo Verde teria importado lotes de alguns dos produtos vegetais congelados processados pelo referido estabelecimento. Da rastreabilidade efectuada, foi confirmado que três operadores económicos (do país) importaram lotes de produtos vegetais congelados visados, sendo dois operadores do Mindelo e um na Praia”, alerta a ARFA.

A ARFA alerta ainda para os consumidores verificarem os rótulos e, em caso de terem adquirido legumes congelados  avulso, ou seja, pequenas quantidades vendidas a retalho, não os consumirem.

GC

 

PUB

PUB

PUB

To Top