PUB

Mundo

Embaixada da Eritreia na Etiópia reaberta após 20 anos de conflito

O Presidente eritreu, Isaias Afwerki, reabriu a embaixada do seu país na Etiópia, 20 anos depois dos dois países terem rompido ligações diplomáticas no início de um conflito fronteiriço.

A reabertura da embaixada na capital da Etiópia, surgiu segunda-feira, 16, no final do terceiro dia de reunião dos dois líderes em Adis-Abeba, naquela que foi a primeira visita em 22 anos de Afwerki à Etiópia, na sequência da também histórica deslocação do primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, a Asmara.

Esta visita oficial aconteceu na sequência da assinatura, pelos dois países, de uma declaração “de paz e amizade” conjunta em Asmara, no início de Julho, prometendo a retoma das relações diplomáticas e a abertura das fronteiras, depois de décadas de hostilidades.

Imagens da emissora estatal EBC mostraram Afwerki a içar a bandeira da Eritreia e a receber pelas mãos de Ahmed as chaves do edifício, situado no centro da capital de Etiópia.

Durante os três dias de visita Afwerki também visitou um importante parque industrial e assistiu a um concerto.

Segundo a EBC, o chefe de Estado da Eritreia voltou a Asmara após a inauguração da embaixada.

Os dois países romperam ligações diplomáticas no início de um conflito pelas fronteiras, que os opôs entre 1998 e 2000 e que fez cerca de 80 mil mortos.

As relações mantiveram-se tensas, depois de a Etiópia ter recusado ceder à Eritreia um território fronteiriço disputado pelos dois países, apesar de uma comissão internacional independente apoiada pelas Nações Unidas (ONU) ter decidido nesse sentido em 2002.

O novo primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, quebrou o gelo, no mês passado, ao anunciar a vontade do seu país em assinar um acordo de paz.

Antiga província etíope no Mar Vermelho, a Eritreia declarou independência em 1993, depois de expulsar as tropas etíopes dos seus territories, em 1991, pondo termo a três décadas de guerra.

PUB

PUB

PUB

To Top