PUB

Política

Sinapol chega a acordo com Governo e desconvoca greve de seis dias

O Sindicato da Polícia Nacional suspendeu a greve de seis dias que anunciou para o final do mês, após chegar a acordo com o Governo sobre as principais reivindicações, foi hoje anunciado.

Na segunda-feira, o presidente do Sindicato da Polícia Nacional (SINAPOL) de Cabo Verde, José Barbosa, anunciou uma greve entre os dias 26 a 31 de julho, na sequência da instauração de processos de suspensão a vários agentes que participaram numa greve de dezembro.

Na sequência da paralisação seguida de manifestações em várias cidades de Cabo Verde, foi decretada a suspensão, sem vencimento, a 30 agentes e delegados sindicais, tendo o presidente do sindicato sido notificado da sua aposentação compulsiva.

Em comunicado, o Ministério da Administração Interna cabo-verdiana informou que, após dias de negociações com o SINAPOL e a Polícia, o pré-aviso de greve foi suspenso, “graças à abertura e disponibilidade de diálogo das partes”.

Segundo o Governo cabo-verdiano, “prevaleceu o bom senso e a vontade de diálogo” para se chegar a um “acordo estrutural e sustentado”

“Foi alcançado um acordo histórico que trará a tranquilidade necessária para os próximos anos e as condições justas para a corporação”, adiantou o ministério tutelado por Paulo Rocha.

Do memorando de entendimento consta o aumento salarial faseado, nivelamento salarial, promoções e progressões, redução da carga horária, remodelação de várias esquadras policiais, oferta de equipamentos e fardamento para melhoria das condições de trabalho e disponibilização de apartamento a custos baixos a efetivos das ilhas do Sal e da Boavista.

Uma das outras reivindicações do SINAPOL era a anulação imediata de todos os processos disciplinares movidos contra os profissionais da polícia que exerceram a greve, mas não foi feita qualquer referência a este ponto na nota governamental.

Lusa

PUB

PUB

PUB

To Top