PUB

Economia

INE reage às declarações do SISCAP, afirmando que não há carreiras bloqueadas

O Presidente do Conselho de Administração(PCA) do Instituto Nacional de Estatística(INE) reagiu hoje às declarações do SISCAP, afirmando que não há carreiras bloqueadas e que trata-se de “algumas jogadas” por parte do Secretário Permanente do SISCAP.

Segundo o PCA do INE, Osvaldo Borges, os novos instrumentos de gestão já foram partilhados e discutidos com os trabalhadores, sendo que as contribuições e sugestões já foram absorvidas na sua maioria.

Entretanto, assegura que com base no acordo entre o Conselho de Administração e os trabalhadores, iniciou-se em Março de 2017, o desbloqueio das carreiras com a colocação dos trabalhadores nos seus respectivos níveis.

De acordo com o INE, o desbloqueio abrangeu tanto os queixosos em relação à administração anterior, como para os não queixosos que se encontravam na mesma situação.

“Dizer que a não-resolução dos problemas do INE no passado recente tinha a ver com o facto de o Conselho de Administração não estava completo, é uma “falsa questão”. Basta ver que a 29 de Abril de 2016 (depois das legislativas de Março), foram colocados sete trabalhadores no quadro do INE, sem concursos”, explica Osvaldo Borges, salientando que os problemas vêm de longa data ( 20 anos), mas que só agora o SISCAP está a denunciar na comunicação social porque tem alguns “jogos” por detrás.

Osvaldo Borges diz que o INE não entende essa postura do SISCAP que “até compromete os sete funcionários que foram colocados no quadro sem concurso”.

“Nós encontramos quantidades enormes dos problemas e nesse momento já resolvemos grande parte desses problemas. Nós estamos a averiguar a necessidade de adequação da lei, isso porque se aprovarmos o instrumento hoje e sair a lei amanhã, teremos de refazer tudo de novo”, justifica o PCA do INE.

Osvaldo Borges garante que todas essas abordagens já estão contempladas no Orçamento do Estado para 2019, tendo sido afectado pouco mais de 16. 000 contos, e declarou que se houvesse a “má vontade por parte do Conselho da Administração do INE”, isso não teria acontecido.

“Todos os caminhos estão a conduzir para que no próximo ano, todos os instrumentos de gestão, até aqueles que o SISCAP refere, sejam implementados”, conclui o PCA do INE.

WM

PUB

PUB

PUB

To Top