PUB

Destaques

Destaques da edição 570 do Jornal A NAÇÃO

SEM  JUÍZES SUBSTITUTOS

Tribunal Constitucional à beira de bloqueio

O Tribunal Constitucional poderá ficar bloqueado e sem a possibilidade de julgar alguns processos, por causa da falta de juízes substitutos. Os magistrados Bernardino Delgado e Januária Costa já não estão disponíveis para exercer essas funções. Com estes impedimentos, alguns processos poderão ficar em “stand-by”, como é o caso do acordo SOFA (“Status of Forces Agreement”)

………………………………………………………………………………………………Págs.  A02 e A03

BANCA

Fusão do BCA/Interatlântico e extinção da Promotora sobre a mesa

O Banco Comercial do Atlântico (BCA) e o Banco Interatlântico (BI) poderão fundir-se na sequência da directiva da Comissão Europeia que manda a Caixa Geral de Depósitos (CGD) alienar um dos seus dois bancos em Cabo Verde. A Promotora, também detida maioritariamente pela CGD, pode ser extinta e o seu capital transferido para a Pro-empresa.

………………………………………………………………………………………….Pág. A04

SANTO  ANTÃO

Chefe dos Bombeiros já tinha alertado para riscos de incêndio

A recuperação do Planalto Leste, em Santo Antão, cuja floresta foi devastada pelo fogo em cerca de 200 hectares, deverá valer ao Governo um investimento de 60 mil contos, conforme o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva. Há bem pouco tempo, o Comandante dos Bombeiros, Corsino Fortes, já tinha dito ao A NAÇÃO que as áreas protegidas daquela ilha não vinham tendo a protecção que merecem.

…………………………………………………………………………………………Pág. A10

EMANUEL BRITO ESCREVE SOBRE  

Acordo SOFA: Por detrás da cortina

O tenente-coronel Emanuel Brito faz uma análise sobre o Acordo SOFA, sustentando que Cabo Verde não precisa de tropas estrangeiras, estacionadas no seu território. Na avaliaçãoo deste militar cabo-verdiano,  o Acordo abre caminho  ao “estacionamento de forças militares americanas no território nacional, sem que esteja, suficientemente, claro o imperativo dessa medida de política, que altera, substancialmente, o conceito estratégico do Estado de Cabo Verde”. Ainda ele, o país “deixa de priorizar a diversificação das parcerias, para se aliar a um só Estado”.

Um artigo actual, esclarecedor e de leitura recomendada.

………………………………………………………………………………….In Caderno ETC.

ILHA  DO FOGO

Criadora perde centena de cabras em dois meses

Uma criadora de cabras na localidade de Cidreira, na ilha do Fogo, perdeu mais de uma centena de animais no intervalo de dois meses. Sandra Helena Barbosa fala num prejuízo que ronda os dois mil e 500 contos, num momento em que a ilha passa por uma severa crise.

…………………………………………………………………………………Pág. A12

ECONOMIA

Governo sai e deixa

TACV aos privados

O Governo vai alienar a totalidade das acções da TACV, actual Cabo Verde Airlines, ficando a Icelandair com 51% do capital da empresa, num negócio onde não faltam outros interessados, nacionais e estrangeiros, para os restantes 49%. Uma decisão que surge numa altura em que a companhia continua a ter em mãos a resolução dos problemas criados aos milhares de passageiros por falta de aviões.

………………………………………………………………………………..Pág. A11

EVENTOS

Colónias de férias para todos os gostos e bolsos 

Com o fim do ano lectivo, as colónias de férias estão de volta, um pouco por todo o país, no que parece ser já uma tradição. Teatro, dança, música, culinária, expressão plástica, reciclagem, ateliê de pintura e visitas a museus são algumas das muitas actividades que fazem parte do menú para manter a “criançada” animada e satisfeita.

………………………………………………………………………………..In Caderno ETC.

………………………………………………………………………………………

-Esta Edição nº 570 – que já está bancas -, traz, também, o habitual Caderno ETC., a par das opiniões de  Miguel Monteiro, Emanuel Brito e José Manuel Araújo; e das Colunas  de Natacha Magalhães e de Filinto Elísio.

PUB

PUB

PUB

To Top