PUB

Destaques

Destaques da edição 572 do Jornal A NAÇÃO

CLIMA TENSO NA INSPECÇÃO-GERAL DAS FINANÇAS
Auditoria à FICASE gera controvérsia
O relatório da auditoria à FICASE (Fundação Cabo-Verdiana de Acção Social Escolar) está a ser alvo de contestações na Inspecção-Geral de Finanças. O documento, que foi homologado dois dias antes das últimas Eleições Legislativas de Março de 2016 e (só!) publicado no início deste mês de Agosto, “sorrateiramente”, nas pastas do mês de Março de 2016, contém “contradições”, que não agradam o orientador da acção da auditoria, Domingos Lopes. 
……………………………………………………………………………………………………………………………..Págs.  A02 e A03       
 
 
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
O “escape” mais rápido para o mercado de trabalho
O caderno ETC. desta semana dá à estampa uma grande reportagem sobre a Formação Profissional. Este dossiê dá conta das motivações  que levam os jovens a seguir a Formação Profissional ao invés do Ensino Superior, mas também dos problemas afectos ao financiamento, pois, a maioria dos formandos é pobre. Conheça ainda a crescente procura pelos cursos afectos ao Sector do Turismo, uma das áreas com futuro promissor e de grandes oportunidades e possibilidades.  
…………………………………………………………………………………………………………In Caderno ETC.  
 
SÃO VICENTE
Homens procuram Serviços de Saúde cada vez mais
São Vicente tem tido um aumento considerável da procura dos Serviços de Saúde por parte dos homens. A informação foi avançada ao  A NAÇÃO pelo delegado de Saúde, o médico Elísio Silva, tendo como base os dados estatísticos de 2017. Apesar dos Centros de Saúde começarem a ser boas alternativas para o Banco de Urgências, os utentes continuam, contudo, a enfrentar longas filas de espera no Hospital “Dr. Baptista de Sousa” (HBS) e nas emergências.
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..Págs. A08 e  A09   
       
VENCEDOR DE CONCURSO PÚBLICO ANULADO
Transinsular reforça ligação com Cabo Verde
A Transinsular, empresa do Grupo ETE, vai inaugurar, a partir do dia 23 de Agosto, uma linha directa entre Espanha e Cabo Verde. O serviço “Line Class”, com partida em Algeciras (na Espanha), no TTI (“Total Terminal International”), servirá como ponto para o “transhipment” de carga para o Mediterrâneo, nomeadamente, outros portos em Espanha, bem como Itália, Grécia e Turquia. 
………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..Pág. A04
 
SANTA CATARINA
Criadores de gado a braços com praga de pulgas
Os criadores de gado de algumas localidades de Santa Catarina (no interior de Santiago)estão preocupados com ataques de pulgas nas suas cabras e carneiros. Vários pecuaristas já pediram apoio à Delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) para fazer desinfestações dos animais, currais e estábulos.
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..Pág. A05   
 
PRÉMIO  ARNALDO FRANÇA
Candidaturas decorrem até 31 de Agosto
As candidaturas para a I Edição do Prémio Literário Arnaldo França, instituído pela Imprensa Nacional de Cabo Verde (INCV), em parceria com a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM), de Portugal, decorrem até 31 de. O Prémio passa a distinguir, anualmente, escritores cabo-verdianos com 550 contos e a publicação, em Cabo Verde e Portugal, da obra  galardoada. A decisão é conhecida até 15 de Outubro.
………………………………………………………………………………………………………………………………….In Caderno ETC.            
-A Edição nº 572 – que já está bancas -, contém, também, o habitual Caderno ETC.; a par da Opinião de José Valdemiro Lopes; e da Coluna  de Filinto Elísio.         

PUB

PUB

PUB

To Top