PUB

Mundo

Coreias em conversações antes de cimeira

O Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, vai enviar uma delegação especial à Coreia do Norte, na próxima semana, para discutir sobre o impasse nuclear e para estabelecer uma cimeira prevista para este mês de  Setembro.

De acordo com o comunicado do Gabinete do Presidente Moon Jae-in, a Coreia do Sul enviou uma mensagem, propondo que enviasse um representante especial a Pyongyang, capital da Coreia do Norte, tendo sido concordada pelo país.

“Os enviados especiais terão discussões extensas com os seus homólogos norte-coreanos, cobrindo uma agenda concreta para a próxima cimeira inter-coreana e o desenvolvimento de relações inter-coreanas, bem como a desnuclearização e o acordo de paz na península coreana”, explica a nota.

Segundo o Gabinete, o Presidente Moon ainda não decidiu quem enviará à Coreia do Norte nem quanto tempo a sua delegação irá ficar no país.

A viagem prevista para quarta-feira acontece numa altura em que aumenta a preocupação com o ritmo lento do processo de encerramento do programa nuclear da Coreia do Norte, após a cimeira, em Junho, do Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, com o líder norte-coreano, Kim Jong Un, em Singapura.

As negociações para a desnuclearização na Coreia do Norte arrastam-se há semanas e o cancelamento da viagem do secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, à Coreia do Norte foi um sinal da estagnação nas negociações entre os dois países.

Em Março, Moon enviou representantes especiais para a Coreia do Norte, que depois viajaram para Washington com a proposta de Kim Jong-Un para um encontro com Donald Trump.

Segundo a agência AP, o Presidente sul-coreano Moon realizou um encontro com Kim Jong-Un, em Abril, durante o qual o líder norte-coreano concordou em trabalhar em prol da “completa desnuclearização da península coreana”.

Até agora, a Coreia do Norte suspendeu os seus testes nucleares e de mísseis, fechou o seu local de testes nucleares e desmontou partes das principais instalações no principal local de lançamento de mísseis.

O líder norte-coreano Kim Jong-Un e o Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, devem-se reunir, neste mês de Setembro, em Pyongyang, para uma terceira cimeira.

PUB

PUB

PUB

To Top