PUB

Política

José Gonçalves representa Cabo Verde no IVº Fórum Mundial de Aviação da ICAO no Brasil

O ministro do Turismo e Transportes e Ministro da Economia Marítima, José Gonçalves, desloca-se neste domingo, 16 de setembro, a Fortaleza, Brasil, para representar Cabo Verde no IV. º Fórum Mundial da ICAO – Organização Internacional da Aviação Civil.

Com o tema “Promovendo Investimentos para o Desenvolvimento da Aviação”, o evento reúne todos os países membros da ICAO, altos responsáveis da aviação civil, dos transportes aéreos e infraestruturas, bem como representantes das finanças, da economia e do turismo.

Estruturado à volta de uma série de painéis interativos e num formato baseado em resultados, através de debates e uma abordagem holística e transformadora, o IV. º Fórum Mundial de Aviação da ICAO, pretende criar um ambiente propício para maximizar os benefícios do setor da aviação com vista ao desenvolvimento dos Estados-Membros e explorar formas de mobilizar recursos financeiros a longo prazo, tendo como prioridade a implementação de padrões e políticas globais da aviação civil internacional.

Entre os principais objetivos deste Fórum, destacam-se o desenvolvimento das soluções práticas para os desafios da evolução da aviação, com particular ênfase nas infraestruturas, investimentos e inovação e, no contexto geral, da economia nacional, proporcionar espaço para o engajamento e diálogo prospetivo sobre planeamento e financiamento dos projetos relacionados com a aviação, especialmente na modernização da aviação de qualidade.

O IV. º Fórum da ICAO visa também estabelecer um quadro de coordenação e uma parceria multilateral referentes aos transportes e desenvolvimento urbano, para além de melhorar a conectividade equilibrada e enfrentar os desafios para o crescimento do transporte aéreo na região da América Latina e Caribe.

José Gonçalves é um dos painelistas debatedores do tema: “Criação de Redes – Enquadramento para Transporte Aéreo Integrado e Planeamento Urbano

Na quarta-feira, 19 de setembro, o Ministro José Gonçalves vai ser um dos painelistas debatedores na 3.ª Sessão Formal intitulado “Criação de Redes- Enquadramento para Transporte Aéreo Integrado e Planeamento Urbano”, ao lado do vice-ministro dos Transportes da Malásia, Dato’ Kamarudin Jaffar, do Ministro da aviação do Gana, Joseph Kofi Adda, e outros altos representantes presentes neste Fórum.

O ministro vai aproveitar a oportunidade de apresentar os avanços conseguidos por Cabo Verde a nível da aviação civil e abordar, também, sobre a Conferência dos Ministros Africanos do Turismo e Transportes Aéreos em África, promovida pela OMT e ICAO, evento que terá como palco a ilha do Sal, em março de 2019, e que acontece no quadro do Mercado Único de Transportes Aéreos em África e da criação e promoção do Hub Aéreo na Ilha do Sal.

De notar que, a nível bilateral, o Ministro Gonçalves terá ainda encontros particulares com a Secretária-Geral da ICAO, Fang Liu, o Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil do Brasil, Valter Casimiro e ainda o, CEO da Agência dos Transportes do Canadá, Scott Streiner.

PUB

PUB

PUB

To Top