PUB

Política

Tarrafal de S. Nicolau/Autárquicas/Balanço: Edil garante que já cumpriu mais de 70% do Plano de Actividades

O presidente da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau, José Freitas de Brito, garante que já cumpriu mais de 70 % do Plano de Actividades e que os seus dois anos de mandato receberam nota positiva da população.

Em entrevista/balanço à Inforpress desde a sua tomada de posse a 28 de Setembro de 2016, Freitas de Brito disse não ter dúvidas de que o seu mandato tem sido positivo. Isto porque, ressalvou, apesar dos fracos recursos que a Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau tem à disposição conseguiu fazer alguns trabalhos, obras de requalificação no concelho, apoiar os estudantes e pessoas na reabilitação de suas casas.

“Temos atingido mais de 70 % das actividades planeadas para esses dois anos. Posso dizer que em termos de apoio às pessoas só este ano podemos ter ultrapassado cerca de 40 casas reabilitadas pela câmara, já construímos 13 casas de banho de raiz e reabilitamos várias outras”, destacou Feitas de Brito, para quem este trabalho é feito através do projecto “amdjorom nha casa” (restaurar a minha casa) em parceria com o Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRRA) do Governo.

A recuperação de tetos de casas, segundo o edil, extrapolou os valores orçamentados inicialmente, porque antes estavam fixados em 9 mil contos. Mas com o apoio do Governo, através do Ministério das Infraestruturas, ultrapassou os 10 mil contos.

Todas essas realizações, conforme o autarca, estão a ser cumpridas graças à “discriminação positiva” que o município tem beneficiado desde 2016 e que tem dado “grande apoio” na requalificação dos bairros dentro e fora cidade e no apoio à população.

“Em termos de requalificação de estradas abarcamos vários bairros dentro da cidade, criando parques infantis e parques fitness também. Nós apoiamos as pessoas e estudantes de escolas secundárias e continuamos a dar apoios a todos os bairros e localidades do município”, sustentou José Freitas, que quando questionado não soube precisar qual é valor do orçamento destinado a esses apoios.

Apesar disso, há críticas da oposição sobre viagens excessivas do presidente, falta de pagamento aos trabalhadores quinzenais e falta de obras estruturantes e de impacto no concelho. Sobre isso o presidente afirma que desde a altura da campanha a oposição crítica as viagens, mas elas são necessárias e nem sempre são custeadas pelo o município.

“As pessoas querem que de uma viagem você traga algo de imediato. As viagens não são assim. São trabalhos que nós fazemos e que teremos resultados mais tarde”, defendeu o presidente informando que dentro em breve o município vai receber um contentor com materiais, sobretudo escolares, avaliado em três mil contos resultado da sua última viagem à Holanda.

Por outro lado, José Freitas de Brito reconheceu algum atraso no pagamento dos trabalhadores quinzenais, que justificou com um “atraso na transferência de uma verba para o município”. No entanto, esclareceu que a situação já está normalizada.

O autarca refutou as críticas da oposição, que apesar de congratular-se com as obras de requalificação feitas pela edilidade, afirma que há outros aspectos como a promoção de emprego juvenil que deveria ser privilegiado. Freitas explicou que o município tem 13 anos, mas “só agora é que a cidade está a ser requalificada e a ficar mais linda, porque o PAICV não fez nada durante o seu mandato.”

A título de exemplo disse que um dos “grandes” projectos que tem em carteira é a construção dos Paços do Concelho em 2019. Está ainda em fase de conclusão, mas conforme Freitas de Brito, deve girar à volta de 60 a 70 mil contos.

O edil anunciou também a Câmara do Tarrafal de São Nicolau vai fazer ainda obras de requalificação da Avenida de Praia d´Tedja e Cadore, no bairro de Pescada, dentro da cidade do Tarrafal e construir a acessibilidade entre Cacimba e alto Fontaínhas através da fixação de uma ponte metálica.

No próximo ano vai abarcar os largos de Praia Branca e de São Francisco, as ruas de Cabeçalinho, fazer obras de acessibilidade para Fontainhas e Fragata, intervenções na Ribeira Prata, Hortelã, Chamiço, Palhal e a fixação de parques fitness e infantis em vários bairros.

“Estamos a pensar que o Tarrafal vai ficar em 2020 uma cidade muito bem organizada com essas requalificações e também com a construção dos Paços do Concelho”, enfatizou José Freitas de Brito.

Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top