PUB

Política

OE2019: MpD encoraja Governo a ultrapassar a cifra dos 7% ao nível do crescimento económico

Na audição desta segunda-feira com o vice-primeiro ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, no quadro da preparação do Orçamento do Estado de 2019, o MpD avaliou que o país está num bom caminho, “com passos significativos que vêm sendo dados a nível das Finanças Públicas e da boa execução do Orçamento do Estado”,.

O secretário-geral do MpD, Miguel Monteiro, lembra ainda que atualmente regista-se um aumento da arrecadação dos impostos e a economia está a crescer a bom ritmo, com os últimos dados do INE a apontarem para um crescimento de 5,9% no segundo trimestre de 2018.

Face a este cenário “bastante positivo”, salienta que poucas indicações “ficam por fazer ao atual Governo, que está a fazer um excelente trabalho. E encorajamos que continue para que o crescimento ultrapasse os 7%”.

Entretanto, para reforçar o pulsar que o partido tem recebido a nível da sociedade, Miguel Monteiro chama a tenção do Governo para, no âmbito do acordo de financiamento à economia estabelecido entre o Governo, o sistema bancário nacional e as câmaras de comércio “tentar retirar alguns entraves que possam estar a acontecer, para que se cumpra o objetivo de ter mais liquidez ao nível das empresas, dos jovens, no apoio à internacionalização e exportação que sejam reforçados.

O MpD defende que no ano 2019 deverá ser resolvido, de forma consistente, a questão dos TACV. E ao nível dos transportes marítimos, reforça a mensagem de que é preciso melhorar o sistema de ligação entre as ilhas por forma a impulsionar a economia das ilhas.

O partido que sustenta o poder, solicitou informações ao Ministro das Finanças relativamente aos investimentos anunciados em obras estruturantes, nomeadamente nas ilhas de Santo Antão (aeroporto internacional) e do Maio (extensão e modernização do porto Inglês) que acontecessem no ano de 2019. Ainda solicitaram informações sobre pacotes de investimentos, anunciados pelo Governo, para os setores da Saúde e da Educação.

O vice-primeiro ministro prestou os esclarecimentos solicitados, reforçando que as preocupações levadas pelo partido estão no topo da agenda do Governo, sendo que se está a ultimar as soluções.

PUB

PUB

PUB

To Top