PUB

Mundo

Vaticano: Paulo VI e Óscar Romero declarados santos

Beatificados pelo Papa Francisco (Paulo VI em 2014 e Romero em 2015), vão ser agora declarados Santos, juntamente com outros três beatos.

Paulo VI liderou a Igreja Católica entre 1963 e 1978, dando seguimento ao Concílio Vaticano II, após a morte do seu antecessor, o Papa São João XXIII, que tivera a iniciativa de convocar aquela assembleia magna da Igreja. Paulo VI é considerado o grande responsável pelas reformas introduzidas na Igreja Católica por aquele Concílio.

Conhecido também como o Papa Peregrino, Paulo VI foi o primeiro Pontífice da Igreja Católica a visitar os cinco continentes, expressão da sua dimensão missionária.

Óscar Romero, nasceu em El Salvador, em 1917, foi ordenado sacerdote em 1942 e em 1977, Paulo VI designa-o arcebispo de San Salvador, no meio de um contexto político de forte repressão, sobretudo contra as organizações camponesas. O assassinato do padre jesuíta Rutílio Grande, é considerado o momento da “conversão” de Romero, que passa então a denunciar a repressão, a violência do Estado e a exploração imposta ao povo pela aliança entre os setores político-militares e económicos, apoiada pelos EUA (Estados Unidos da América).

Na homília do Sábado de Aleluia (1979), Romero afirmava: “Graças a Deus, temos páginas do martírio não somente na história do passado, como também na hora presente. Há sacerdotes, religiosos, catequistas, homens humildes do campo assassinados (…), foram perseguidos por serem fiéis ao único Deus e Senhor”. E acrescentava: “Tenho sido frequentemente ameaçado de morte. Devo dizer-lhes que como cristão não creio na morte sem ressurreição. Se me matam, ressuscitarei no meu povo salvadorenho. Como pastor, estou obrigado a dar a vida por quem amo, que são todos os salvadorenhos, como também aqueles que vão me matar. Se chegarem a cumprir as ameaças, desde agora ofereço a Deus meu sangue pela redenção e ressurreição de El Salvador”.

Dom Óscar Romero foi assassinado enquanto celebrava missa, em 24 de Março de 1980, por defender os pobres. Foi morto “por ódio à fé” a mando da junta militar que dominava o país.

Paulo VI e Óscar Romero: duas formas de discipulado, duas formas diferentes de servir a Igreja de Jesus Cristo. Agora, santos e intercessores.

*Artigo publicado pela revista “Fátima Missionária”  

PUB

PUB

PUB

To Top