O Instituto Nacional de Estatística (INE) e o Ministério da Saúde e da Segurança Social (MSSS) promovem até ao fim do mês de outubro, um inquérito às Contas de Saúde referente aos anos de 2015 e 2016.
Este estudo permitirá a determinação das despesas totais de saúde de Cabo Verde, a produção de estatísticas e a análise dos fluxos financeiros entre os diferentes intervenientes de financiamento da saúde em Cabo Verde.
Segundo o Governo, os resultados das Contas de Saúde irão servir para a tomada de decisões para uma “melhor” gestão do sistema de saúde.
As estatísticas produzidas serão utilizadas para avaliar a “eficiência e a equidade na repartição dos recursos, a sustentabilidade do sistema de financiamento da saúde em vigor, a exatidão da planificação, a aplicação de políticas sanitárias e o impacto das reformas empreendidas no setor da saúde”.
Este inquérito irá ser realizado junto das empresas públicas e privadas e as ONGs, onde serão recolhidas informações para a elaboração das Contas de Saúde nomeadamente as origens dos fundos, o montante das despesas efetuadas e as atividades de saúde realizadas por essas instituições, “a fim de apreender a contribuição das instituições nos esforços consentidos para melhorar a saúde em Cabo Verde”.