PUB

Sociedade

Porto Novo: Agricultura em Chã de Norte está praticamente paralisada – representante

A actividade agrícola em Chã de Norte, no interior do Porto Novo (Santo Antão) está “praticamente paralisada” por causa de uma avaria, desde Agosto, no furo que fornece água para a irrigação.

O alerta partiu hoje do representante dos cerca de 50 agricultores, Ivanildo Dias, que considera “muito complicada” a situação desses lavradores, todos chefes de família, que devido ao problema no sistema de bombagem do furo perderam já toda a produção, sobretudo de cenoura e batatas.

“A agricultura está, praticamente, paralisada em Chã de Norte. É uma situação muito complicada para os agricultores, que perderam tudo e que tende piorar dia pós dias, já que este ano não choveu Chã de Norte”, lamentou Ivanildo Dias.

Este líder associativo defende abertura de emprego público nessa comunidade para amenizar a situação desses chefes de família que estão com “sérias dificuldades”.

O representante dos agricultores reconhece, porém, o esforço que os serviços do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) no Porto Novo têm feito no sentido de recuperar a bomba do furo e restabelecer a normalidade em termos de fornecimento de água para agricultura.

A Inforpress sabe que o delegado do MAA no Porto Novo, Joel Barros, tem agendado para hoje um encontro com os agricultores de Chã de Norte para abordar a situação reinante nessa localidade.

Em “situação de muita aflição” estão, também, os agricultores da localidade de Manuel Lopes, que desde o mês de Maio estão sem água para irrigação, devido a problemas no furo local, que continua a aguardar por novos equipamentos.

Os 16 lavradores perderam toda a produção, segundo o representante, Aquiles Barbosa.

Este agricultor lembra que tem feito “constantes apelos” ao MAA no sentido de ajudar os produtores “neste momento de grande dificuldades”, devido aos prejuízos que podem rondar os oito mil contos.

Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top