Segundo uma fonte da esquadra da Polícia Nacional (PN) de São Filipe, a cannabis estava em onze embrulhos num total de 10.7 quilogramas (kg), enquanto o pó branco apreendido, que a PN suspeita ser cocaína ou crack, pesa 32 gramas.

A detenção aconteceu na noite de segunda-feira,5, após a chegada do Fast Ferry e a jovem vai ser apresentada ainda na tarde desta terça-feira,6, ao poder judicial para o primeiro interrogatório para legalização da prisão e aplicação de medidas de coação.

A jovem de 26 anos residia há vários anos na cidade de São Filipe e, segundo a Polícia Nacional, na altura em que foi detida fazia a mudança da  de um bairro para o outro.

Esta é a segunda maior apreensão de cannabis este ano, sendo que a primeiro ocorreu no passado mês de julho quando a PN deteve nos Mosteiros três indivíduos na posse de cerca de 19 kg dessa erva, proveniente de Santiago.

Ao contrário de vários países do mundo, em que o uso dessa erva já foi despenalizado, inclusive para fins medicinais, e onde a cannabis é produzida, gerando industrias de vários milhões de doláres, em Cabo Verde ainda é considerada droga.

C/Inforpress