PUB

Sociedade

Campanha 16 Dias de Activismo pelo fim da Violência contra Mulheres e Meninas arranca hoje

A campanha mundial “16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra Mulheres e Meninas”, conhecida como “Orange Day”, inicia no Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, 25 de Novembro, e decorre até 10 de Dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Em Cabo Verde o arranque da campanha dará lugar a uma série de actividades que visam chamar a atenção da sociedade para os factores que naturalizaram a agressão das mulheres, assim como mobilizar e conscientizar a população para que denuncie todos os tipos de violência praticados contra meninas e mulheres no país.

Neste âmbito, está previsto a realização nos dias 23 e 24, na Biblioteca Nacional, um encontro denominado “Summit International Liderança Feminina” a ser presidido pela primeira-dama, Lígia Fonseca, que fará a abordagem sobre a participação da mulher no negócio, uma forma de empoderar a mulher e combater a desigualdade.

O objecto do encontro, segundo fonte da Inforpress, é também reforçar a necessidade de um enfrentamento à discriminação no lar, no trabalho, em casa, com o conhecimento do papel que a mulher desempenha e pode desenvolver para colaborar com o fim da discriminação e da violência.

Para as Nações Unidas, o dia 25 de Novembro constitui uma importante ocasião para se manifestar, lembrar, protestar e mobilizar a sociedade e o Estado contra todo e qualquer acto de violência praticado contra as mulheres.

A efeméride é também uma homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas” e assassinadas em 1960 por fazerem oposição ao governo do ditador Rafael Trujillo, que presidiu a República Dominicana de 1930 a 1961, quando foi deposto.

A Campanha 16 Dias de Activismo começou a ser celebrada em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL) iniciaram uma campanha com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo.

Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top